Ecodesign de Embalagens: entenda porque ele é tão importante para o seu negócio
Enquanto o tema sustentabilidade ganha, dia após dia, mais peso e popularidade mundo afora, seus desdobramentos também vão se tornando mais populares, como é o caso do Ecodesign, também conhecido como Design Ecológico ou Design para o Meio Ambiente, de acordo com a norma ISO 14006.
Incluir o desempenho ambiental no design de produtos e serviços se tornou, definitivamente, muito mais que uma tendência, mas um comportamento de marcas e empresas que de fato estão comprometidas com a sustentabilidade.
Esse debate atinge todos os segmentos da sociedade e, em especial, os setores produtivos. O setor de embalagens, especificamente, tem sentido forte pressão e cobrança sobre a adoção de estratégias voltadas para minimizar os impactos ambientais.
Segundo o estudo O Ecodesign de Embalagem, de Liliam de A. Amaral, Mestre em Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, as embalagens representam quase 42% da quantidade total de lixo gerado nos centros urbanos. Dados como este serão cada vez mais levados em consideração pelos consumidores.
Segundo a Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), a embalagem sustentável é aquela que protege seu conteúdo, é desenvolvida otimizando o uso de recursos naturais e possibilita o fechamento do ciclo posterior.
E as empresas e indústrias entendem esta tendência. Por conta disso, mudanças e inovações significativas têm despontado no ramo das embalagens, seguindo as diretrizes do ecodesign.
Estas diretrizes visam a integração de aspectos ambientais na concepção e desenvolvimento de um produto, como das embalagens flexíveis, por exemplo, para reduzir o impacto ambiental adverso em cada uma das fases do seu ciclo de vida.
Na Polo Films, o conceito de ecodesign é, de fato, aplicado na concepção e no desenvolvimento de produtos, como no caso das embalagens flexíveis One Flex.
E trazer o conceito de ecodesign não visa modificar ou atrapalhar nosso processo de design industrial, mas sim complementá-lo, entendendo o meio ambiente como mais uma questão a ser considerada na tomada de decisões durante o desenvolvimento de nossos produtos.
De fato, a complexidade da problemática ambiental e as implicações decorrentes dos sistemas de produção são desafios enormes para os profissionais envolvidos neste campo de pensar em embalagens ecologicamente corretas, como as embalagens flexíveis.
Mas na economia circular nada é desperdiçado: muito menos o investimento em inovação e resolução de problemas complexos.
Apesar de toda a complexidade que a questão do ecodesign de embalagens possa envolver, ele está se consolidando cada vez mais. Por isso, é fundamental aliar o desenvolvimento sustentável ao desenvolvimento tecnológico, como a Polo tem feito não apenas com as embalagens flexíveis mas em todo o seu investimento em pesquisas e ações voltadas para a sustentabilidade.
Porém, não podemos ser ingênuos e pensar que este comportamento surge de forma instantânea com uma virada de chave.
Muito pelo contrário: ele é resultado de diversas ações, que vão desde o relacionamento com o colaborador até o relacionamento com a sociedade, passando por investimentos em pesquisas - como as que resultaram na nossa produção das embalagens flexíveis - entendendo o que é realmente impactante para o meio ambiente em sua atividade e como isto pode ser melhorado.
É preciso saber como aplicar o ecodesign à sua produção de embalagens para que ele seja um aliado e não se torne, pelo contrário, um problema, atrapalhando, assim, seu desenvolvimento na economia circular.
Uma questão-chave no conceito de ecodesign, por exemplo, é a do Ciclo de Vida, que considera as interações de todos os estágios de vida do produto, desde a extração de matérias-primas, fabricação, distribuição e uso, até a fase de fim de vida.
Isso permite ter um maior conhecimento sobre o próprio produto, saber onde estão os maiores prejuízos ao meio ambiente, monitorar a possível transferência de cargas ambientais de uma etapa para outra e poder escolher a opção que reduz o impacto ambiental local e global.
A importância de integrar a vertente ambiental desde a fase de concepção é uma questão fundamental, uma vez que, de acordo com o Manual de Ecodesign InEDIC da União Europeia, 80% do impacto ambiental de todo o ciclo de vida do produto é definido durante a sua concepção.
As nossas embalagens flexíveis foram desenvolvidas a partir de muitos estudos e investimento em pesquisas, não surgiram da noite para o dia.
Também é preciso entender, dentro da ideia de ecodesign de embalagens, que não existe material universalmente melhor ou pior para a produção de embalagens.
A escolha da matéria prima depende de análises ambientais e de características variadas, como propriedade do produto que será embalado, vida útil pretendida, custos, processos de transporte, fora toda a questão da legislação específica no caso de embalagens de alimentos.
Portanto, a parte da concepção inicial, como dito anteriormente, é fundamental para o real entendimento de como o ecodesign deve ser desenvolvido em cada tipo de embalagem.
Utilizar um conceito genérico apenas para endossar publicitariamente um discurso pode custar muito mais caro do que o real investimento em pesquisa e desenvolvimento.
Afinal, um bom desenho e desenvolvimento de produto é essencial para o próprio negócio e para a competitividade das empresas.
Assim, a integração do ecodesign como padrão de qualidade proporciona, além das contribuições ambientais, importantes vantagens competitivas para uma organização.
Princípios do Ecodesign
Existem dez considerações ambientais consideradas os Princípios centrais no cerne do ecodesign:
- Utilização de materiais com menor impacto ambiental.
- Utilização de menos materiais em geral na fabricação de produtos.
- Utilização de menos recursos durante o processo de fabricação.
- Produção de menos poluição e resíduos.
- Redução dos impactos ambientais da distribuição de produtos.
- Garantia de que os produtos consumam menos recursos quando forem usados pelos clientes finais.
- Garantia de que os produtos causem menos resíduos e poluição quando em uso.
- Otimização da função dos produtos e garantindo a vida útil mais adequada.
- Facilitação da reutilização e da reciclagem.
- Redução do impacto ambiental no descarte.
Projetos com grandes impactos ambientais ou uso de recursos naturais são os melhores candidatos para uma transformação de Ecodesign, simplesmente pelo seu impacto.
No entanto, é possível aplicar os princípios do Ecodesign mesmo no menor dos projetos, certificando-se de:
- maximizar o uso de materiais sustentáveis.
- Usar a menor quantidade de energia necessária.
- Projetar um produto para que possa ser reciclado ou reutilizado no final de seu ciclo de vida.
Vantagens do Ecodesign
Uma das principais, senão a principal, vantagem do ecodesign de embalagens é que ele pode ajudar a garantir que você possa reutilizar os resíduos de seus produtos no final de seu ciclo de vida ou descartá-los de maneira ecologicamente correta e econômica.
Isso, por si só, deveria bastar, uma vez que é responsabilidade de todos promover o uso mais consciente dos recursos naturais e a proteção ao meio ambiente.
Mas obviamente as questões econômicas têm um peso muito maior que as ambientais, historicamente e, muito embora haja indícios de que isto pode mudar no futuro, elas devem ser levadas em consideração quando se pensar na economia circular e seus benefícios.
E o ecodesign faz parte da economia verde como uma ferramenta poderosa de sustentabilidade e lucratividade.
Confira os principais benefícios potenciais do Ecodesign:
- Menores custos de produção e mão de obra e maior eficiência.
- Custos reduzidos de materiais e recursos.
- Custos de eliminação de resíduos mais baixos.
- Melhor funcionalidade e qualidade dos produtos.
- Maior participação de mercado.
- Melhor desempenho ambiental.
- Melhor relacionamento com clientes e fornecedores.
- Maior facilidade e menor custo de cumprimento da legislação.
- Maior potencial para reciclagem.
- Um melhor ambiente de trabalho e cultura empresarial para sua equipe.
- Melhora na imagem da empresa e, consequentemente, em suas relações de mercado e com a sociedade.
São muitos os benefícios do ecodesign e a cada projeto, a cada negócio surgirão respostas diferentes e novas formas de aproveitamento e adaptação.
Mas uma vantagem enorme e inconteste é o ecodesign como potente ferramenta de marketing.
Segundo dados da Pesquisa Mintel 2023, os consumidores serão cada vez mais exigentes com as marcas, comprando segundo seus valores éticos.
Uma vez que a sustentabilidade está no foco no mundo todo, é importante levar em consideração o peso que o ecodesign tem para o seu negócio de embalagens.
Fazer parte da chamada economia verde ou circular, seguir as diretrizes da Logística Reversa, é muito mais do que um caminho para cumprir um papel social ou se manter alinhado às tendências: é uma forma de se engajar com o consumidor de maneira real, criando laços que serão cada vez mais importantes para o consumo.
Faça sua parte: envie este artigo para quem você acha que precisa entender um pouco mais sobre este assunto tão importante.
Vale a pena falar do que pode fazer a diferença!