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Inovação July 6, 2023

Inovações no mercado de snack

 

Seja devido à pandemia, a problemas econômicos generalizados ou a mudança em massa para trabalhar em casa, muitos comportamentos do consumidor mudaram drasticamente. E os lanches não são exceção, de modo que tem havido maior interesse pelos chamados snacks, aqueles lanches rápidos e industrializados que vêm em embalagens flexíveis

Inclusive, muitas mães fazem sucesso ao preparar a lancheira dos filhos com alimentos industrializados, porém saudáveis, sempre levando em consideração que estes alimentos vêm em embalagens de qualidade, que os mantém livres de contaminações externas e que preservam as características que fazem deles saudáveis.

E este comportamento não é exclusivo de mães que se preocupam com a alimentação de filhos pequenos: ele representa toda uma transformação nos hábitos de consumo no mundo todo. 

Os hábitos alimentares mudaram nos últimos anos, com os consumidores cada vez mais comendo lanches ao longo do dia, em vez de seguir uma programação tradicional de refeições, de acordo com a pesquisa de tendências da Mintel.

O relatório “Snacking Motivations and Attitudes” da Mintel descobriu que 95% dos adultos nos Estados Unidos agora consomem snacks pelo menos uma vez ao dia, enquanto 70% consomem duas ou mais vezes. 

O número de “super lanches”, aqueles que consomem snacks quatro ou mais vezes por dia, também está aumentando.

Os snacks, mais do que as refeições, são altamente vulneráveis ​​a mudanças no estilo de vida: as refeições fornecem uma âncora em torno da qual a vida acontece;  já os lanches são totalmente estruturados e integrados às atividades diárias estabelecidas. 

Mudanças repentinas nas rotinas diárias e na visão geral da vida, como as que foram provocadas pela pandemia e demais fatores explicados no início do texto,  podem ter um forte efeito nos hábitos de lanches. 

Com isso, tem-se um crescimento no mercado de snacks e, principalmente, no de snacks saudáveis.

E embora a categoria de snacks não tenha ficado imune à inflação que está fazendo com que os consumidores comprem menos ou reduzam o tamanho ou quantidade dos snacks, seu declínio no volume foi mais suave do que o declínio total de alimentos e bebidas.

As vendas de lanches em dólar também ultrapassaram ambas, de acordo com pesquisa da IRI em 2022.

Mesmo com muitas mudanças nos hábitos de consumo, percebe-se que os snacks continuam tendo um grande impacto no dia a dia do consumidor e as marcas estão conquistando espaço com novos sabores, ofertas por tempo limitado, opções ambientalmente conscientes, embalagens flexíveis e investimentos. 

Enquanto muitos consumidores lancham para se deliciar e escapar do estresse da vida cotidiana, muitos estão procurando nos snacks uma oportunidade de serem saudáveis e comerem bem mesmo na pressa do cotidiano. 

De acordo com a pesquisa de tendências e hábitos de consumo de 2023 da Mintel, o que é mais saudável e ao mesmo tempo sustentável é mais atraente para o consumidor, que está de olho no comportamento e nas ações de sustentabilidade das marcas. 

Ofertas por tempo limitado também são uma tendência no mercado de snacks que tem sido muito adotada pelas marcas. 

As ofertas por tempo limitado provavelmente atraem os consumidores porque oferecem algo novo e divertido utilizando os snacks que os consumidores conhecem e adoram. É um chamariz e ao mesmo tempo uma forma de manter as vendas aquecidas. 

A sensação de escassez e disponibilidade fugaz encoraja a experimentação quando os produtos têm sabores familiares ou marcas desde a infância aparecendo em novos formatos. 

Quem é pai ou mãe certamente já passou pela experiência de querer compartilhar sabores de sua juventude com seus filhos como uma forma de se conectar e experimentar algo novo, mas familiar.

Outro comportamento que também é relevante nas tendências de inovação para o mercado de snacks é o uso crescente das plataformas digitais e das mídias sociais. 

O ambiente digital se tornou um campo de batalha cada vez mais importante para as marcas de snacks se estabelecerem.

A mídia social evoluiu de uma plataforma de entretenimento para agora também ser uma plataforma de compras, útil para marcas que buscam se conectar com os consumidores de maneira autêntica.

O sucesso nas mídias sociais geralmente se reflete em sucesso em vendas. E uma boa estratégia para atingir um bom resultado nas redes é dar um rosto à marca, especialmente às mais novas. 

Por isso, muitas marcas contam com o apoio dos chamados influenciadores, que se tornam “embaixadores” e levam aos seus seguidores uma publicidade direcionada que, via de regra, tem muito bons resultados. 

Isto porque é tendência consolidada a questão do vínculo emocional que se cria com as marcas. 

Esta relação mais próxima entre marcas e consumidores, mediadas por embaixadores e influenciadores, representa o comportamento de um mercado que está cada vez mais atento às questões sociais, de sustentabilidade e de ética. O chamado ESG passa a ter um peso cada vez maior. 

Portanto, buscar um espaço no mercado competitivo dos snacks demanda atenção às transformações nos hábitos de consumo e suas tendências. 

Pensar a embalagem flexível como aliada para ocupar um lugar de destaque no mercado de snacks é uma estratégia que vai de encontro a estas tendências. 

Lembrando que na Polo Films, muito mais do que produzir embalagens de qualidade, existe toda uma preocupação com as ações de ESG, de maneira que nossa empresa está atenta ao mercado como um todo e preparada para ser uma parceira estratégica não apenas no fornecimento de materiais de qualidade, mas também na construção de uma relação baseada em confiança, valores e princípios éticos, sustentáveis e sociais que reflitam o que buscam os consumidores e a sociedade.