Mercado 8 de Abril de 2022

Millennials e Geração Z: sua embalagem conversa com eles?

O tempo passa e novas gerações surgem, com comportamentos inéditos em relação ao consumo. Para as marcas, cabe compreender e acompanhar essas mudanças. A forma como os consumidores de gerações diversas – Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z – interagem e se relacionam devem ser levadas em consideração pelas empresas em suas estratégias e posicionamentos. Contexto no qual a embalagem tem papel fundamental, por tratar-se do cartão de visitas de todo produto, além de um eficiente canal de comunicação. 

Cada geração tem suas características, por isso conhecer e entender essas diferenças é crucial para se destacar em um mercado altamente competitivo. Neste artigo, vamos nos concentrar nos Millennials e na Geração Z. Estes são os nascidos em meados dos anos 90 até início dos anos 2000. Já a Geração Y, como também são conhecidos os Millennials, nasceram entre o início dos anos 80 até meados dos anos 90. Apesar de não haver consenso quanto à exatidão dos anos de início e fim do nascimento de cada grupo, o fato é que os critérios de tomada de decisão destes grupos consumidores variam bastante em relação às gerações anteriores. 

Isso porque cada época traz um contexto específico, com impacto nos valores culturais e relações interpessoais. Com as gerações Y e Z conhecemos novos perfis de consumidores, com força e poder de voz suficientes para influenciar hábitos e decisões das mais diversas maneiras. A democratização do acesso às novas tecnologias, e consequentemente à informação, colocou cada vez mais em pauta não só questões ambientais, como também sociais, políticas e culturais como critérios de decisão de compra dessa turma. 

Dos Millennials aos Zoomers

Os Millennials foram a geração que fez a ponte entre o mundo pré-internet e o conectado. Seus membros mais velhos entraram no mercado de trabalho no início dos anos 2000, protagonizando o crescimento das startups, o surgimento das redes sociais, a flexibilização da jornada de trabalho e a digitalização da informação. Eles revolucionaram a forma pela qual bens e serviços passaram a ser comercializados, decidindo o que comprar, o que comer e para onde ir com base em fotos do Instagram, recomendações dos colegas e relatos em fóruns on-line.

Já os Zoomers, como também é conhecida a Geração Z, tem o mundo virtual em seu DNA. É a primeira que nasceu conectada e não conheceu o mundo sem internet. Cresceu assistindo a vídeos curtos no YouTube e sendo sugestionada por influenciadores digitais. Mais ainda do que os Millennials, os Zoomers valorizam a transparência, a autenticidade e a responsabilidade social das marcas. Além disso, buscam por produtos e mensagens que reflitam a realidade, e não a ilusão fantasiosa de um comercial de margarina. Gostam de marcas jovens (ou que pareçam ser), que prezam pela transparência e sejam responsáveis socialmente.

O Que Eles Exigem

Se satisfazer as exigências de consumo dos Millennials já envolvia atender a uma geração mais exigente, pouco influenciada pelo marketing tradicional, preocupada com as causas sociais e mais disposta a quebrar padrões impostos pela sociedade, agradar a geração Z, a mais nova no mercado de trabalho, é dialogar com jovens que não viveram nem um ano de suas vidas sem internet; gente disposta a fazer uma releitura dos valores e ideais das gerações anteriores. 

Conectados com o mundo por meio das telas de dispositivos móveis, as gerações Y e Z usam aplicativos diversos para a socialização e costumam definir seus critérios de compras ali, no ambiente digital. Estamos falando de uma turma acostumada a ter uma infinidade de opções de produtos à disposição, dispostas a experimentar o novo e, por isso mesmo, mais exigentes em relação ao que esperam não só dos produtos que consomem, mas de quem os produz. Por isso, na hora da compra, Millennials e Zoomers costumam levar em consideração: 

 

- Atributos éticos dos produtos consumidos, como bem-estar animal ou impacto social.

- Preocupação da empresa produtora com questões de sustentabilidade e preservação da natureza.

- Saúde e bem-estar físico proporcionado pelo que se consome. Quanto mais natural e livre aditivos químicos, melhor.

- Informação e aspectos de conectividade e interatividade, como QR Code e produtos instagramáveis.

- Buscas por produtos funcionais, que ofereçam benefícios além de suas funções nutricionais básicas, como reduzir o risco de câncer e diabetes, por exemplo. 

- Rastreabilidade e origem dos alimentos. 


E A Embalagem Com Isso?

Qualidade, preço, valor e prestígio ajudam a aumentar a satisfação e a fidelidade de qualquer cliente, não importa a geração a qual pertença. No entanto, para as Gerações Y e Z outras variáveis se somam à equação de compra, como é o caso do acesso a informações que respondam às suas exigências. Por exemplo, o produto é orgânico? É transgênico? É livre de conservantes? Sua produção envolveu testes com animais? Seu processo de produção respeita a natureza? 

Estes esclarecimentos importam muito para estas gerações e sua divulgação é essencial para as empresas que desejam estreitar relações com estes consumidores. Dados que não devem estar explícitos somente nas embalagens, mas também na internet, onde marcas que desejam dialogar com este público devem necessariamente estar presentes. Quem almeja ver sua marca atrativa para as novas gerações tem de ter em mente que a distinção entre mundos on-line e off-line vem se dissolvendo. Para a Geração Z, ela sequer existe.