Páscoa 2024: esquentando o mercado de chocolates e de embalagens
Aproxima-se a Páscoa de 2024 e os preparativos para a temporada de chocolates estão em pleno curso. Este período é vital para o setor de produção de chocolates, e também em outros, como no de embalagens, que são diretamente impactados pela estação. Conforme projeção da Apas (Associação Paulista de Supermercados), é esperado um aumento de 4,5% nas vendas para o segmento de supermercados no estado de São Paulo neste período. Essa previsão surge mesmo em meio à inflação observada na categoria, uma vez que os custos do chocolate para a indústria registraram um aumento de 3,8%.
A associação sugere que esse setor será impulsionado devido à melhoria dos indicadores de emprego e renda, além das iniciativas governamentais para o refinanciamento de dívidas.
Em 2023, o faturamento do varejo durante o período da Páscoa apresentou um crescimento de 4,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme indicado pelo Índice Cielo do Varejo. No entanto, neste ano, os preços do cacau estão trazendo desafios significativos para a indústria.
A amêndoa de cacau, principal matéria-prima para a produção de chocolates, atingiu preços recordes no mercado internacional. Na bolsa de valores de Nova York, a tonelada do produto foi cotada em torno de 5,6 mil dólares, equivalente a aproximadamente R$ 27,9 mil por tonelada ou R$ 1.671 pela saca de 60 kg.
Esses preços começaram a subir acentuadamente a partir de setembro de 2022, alcançando um pico de mais de 6 mil dólares por tonelada em fevereiro de 2024.
O impacto desses aumentos de preço é sentido diretamente pela indústria nacional de chocolates, especialmente devido à dependência do Brasil em relação à importação de cacau. Grandes empresas já estão adotando estratégias para lidar com esses desafios, incluindo o aumento de preços e a redução das embalagens.
Um estudo realizado pela Horus mostrou que, entre agosto de 2022 e agosto de 2023, houve uma diminuição de 18,5% no volume por embalagem dos produtos de chocolate, enquanto o preço médio por quilo aumentou 9,9%.
Neste contexto, o BOPP ganha destaque pela sua importância na cadeia produtiva. Na Polo Films, a produção de BOPP é feita com base em pesquisas e investimento em tecnologia, de modo que nosso produto é ideal para empresas que buscam produzir embalagens de qualidade para seus produtos e permanecerem competitivas no mercado.
Pioneiros no setor, temos desempenhado um papel crucial na indústria de embalagens flexíveis, incluindo aquelas usadas para embalar chocolates e, por estarmos sempre atentos ao mercado, sabemos a importância de fornecer materiais de alta qualidade, que atendam às demandas do mercado, de nossos parceiros e do consumidor final, buscando sempre impactar da melhor forma possível a cadeia produtiva.
Mas os impactos dos aumentos de preços do cacau devem se estender nos próximos meses, afetando os consumidores que provavelmente pagarão mais caro por produtos de chocolate. Fatores como os efeitos climáticos na África Ocidental, onde estão localizados os principais produtores de cacau, têm contribuído para esses aumentos de preço.
No Brasil, estados como Bahia e Pará são os maiores produtores de cacau. Embora o volume total de amêndoas de cacau recebido pela indústria processadora tenha variado em diferentes regiões, a Bahia continua desempenhando um papel significativo na produção nacional.
Além disso, fatores como o aumento da renda, a melhoria do crédito e a queda na taxa de desemprego podem impulsionar as vendas de chocolates durante a Páscoa. A manutenção da taxa de juros básica (Selic) também pode contribuir para um ambiente econômico favorável ao consumo.
O mercado de chocolates enfrenta desafios significativos devido aos aumentos de preços do cacau, mas a indústria está se adaptando e buscando soluções para garantir a continuidade dos negócios. A embalagem, especialmente aquelas feitas com BOPP fornecido pela Polo Films, desempenha um papel crucial nesse processo, garantindo a qualidade e a preservação dos produtos durante toda a cadeia de suprimentos.
O que esperar do consumidor nesta Páscoa?
Com este cenário montado para a Páscoa de 2024, além da qualidade técnica dos produtos, incluindo a qualidade das embalagens que vai proteger os chocolates, é importante também entender o que espera o consumidor, em torno de quem todo o processo gira, no final das contas.
E o comportamento do consumidor na Páscoa de 2024 sugere um aumento nas vendas em relação ao ano anterior, segundo dados do jornal O Globo.
A indústria e o comércio já estão se preparando para atender à demanda crescente, refletida no aumento das buscas relacionadas ao tema em plataformas como Google, TikTok, YouTube e Instagram. Confira os insights de mercado que a fonte traz sobre a época da Páscoa:
Em pesquisa apresentada pela fonte, aproximadamente 86% das pessoas expressaram interesse em celebrar a Páscoa no ano passado, um aumento significativo em relação a 2022.
Em 2023, os consumidores estavam mais dispostos a aproveitar, optando por reuniões em família ou com amigos, sendo que mais de 40% escolheram essa forma de celebração.
O consumo de peixes e frutos do mar aumentou, representando 65% das refeições na Páscoa de 2023, enquanto 63% consumiram ovos de Páscoa e 44% optaram por outras sobremesas e doces.
O setor de alimentos e bebidas lidera o crescimento durante o período, mas vestuário, utensílios domésticos e brinquedos também experimentam aumento nas vendas.
Presentear é uma prática comum, com 75% das pessoas presenteando alguém durante a Páscoa de 2023, e muitos optando por presentear mais de uma pessoa.
Os produtos mais comprados incluíram bombons ou barras de chocolate (43%), ovos de Páscoa industrializados (36%) e ovos de Páscoa artesanais (35%).
Com a perspectiva de mais um ano de celebrações, as oportunidades de negócios durante a Páscoa de 2024 são amplas, especialmente em reuniões familiares e ajuntamentos. Isso não se limita apenas a alimentos, mas também a pratos prontos e doces, além dos tradicionais ovos de Páscoa.
E para completar, trazemos ainda os principais pontos nas tendências do comportamento de consumo levantados pela pesquisa de Tendências Globais de Consumo 2024, da Mintel, que mostram como as marcas devem se comportar nos próximos meses e anos para que possam atender às exigências do consumidor:
Sendo Humano: em um mundo cada vez mais orientado por algoritmos, será crucial valorizar habilidades e emoções humanas para otimizar o uso da tecnologia.
Mais do que Dinheiro: os consumidores irão reavaliar suas prioridades, influenciando não apenas suas demandas e necessidades, mas também sua percepção sobre o que é valioso.
Renascimento do Relacionamento: em meio à crescente dependência das telas, haverá uma busca por novas formas de intimidade e conexão pessoal para promover o bem-estar físico e mental.
Nova Realidade Verde: incorporar a sustentabilidade no cotidiano não será mais suficiente; tanto consumidores quanto marcas enfrentarão a necessidade premente de priorizar a sobrevivência em um contexto climático em transformação.
Perspectivas Positivas: em um cenário de incertezas, marcas e consumidores colaborarão de maneiras inovadoras para lidar com os desafios e encontrar soluções.
Na Polo Films, acreditamos que gente é o que mais importa. E falar de mercado também implica falar de gente. Por isso, acreditamos que tão importante quanto a qualidade do BOPP que produzimos é a qualidade das relações que cultivamos, seja internamente com nossos times, seja com nossos clientes e parceiros ou mesmo com o consumidor final. Afinal, estamos falando de produzir embalagens flexíveis que vão cuidar de produtos feitos para um consumidor cada dia mais exigente.
Então, se você busca BOPP de qualidade para produção de embalagens flexíveis, seja para chocolates ou para quaisquer outros produtos, é com a gente que você precisa falar. Temos mais de quatro décadas de experiência para colocar à sua disposição!