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Mercado July 4, 2023

Tendências no mercado de embalagem para pet food em 2023

O mercado de embalagens para alimentos para animais de estimação - pet food - está em franca expansão, por fatores práticos e que tendem a influenciar bastante os players. 

O ramo de embalagens para pet food é muito amplo, bem segmentado e com diversas oportunidades. 

Ele é dividido basicamente por material, como papel/papelão, metal e plástico; tipo de produto, como bolsas, caixas dobráveis, latas de metal, sacolas; tipo de alimento, como alimento seco, alimento úmido, refrigerado e congelado; animal, como cães, gatos, aves e outros; e geolocalização. 

Tão grande é este mercado que os tamanhos e previsões acerca dele são fornecidos em termos bilhões de dólares para todos os segmentos acima.

Para se ter uma ideia, segundo relatório da Mordos Intelligence, especialistas prevêem o crescimento do mercado de embalagens para pet food de US$ 12,08 bilhões em 2023 para US$ 16,47 bilhões até 2028, com um crescimento de 6,40% durante o período de previsão 2023-02028. 

E o fator que mais impulsiona o crescimento do mercado de embalagens para pet food é o aumento no número de adoção de animais domésticos. 

De acordo com pesquisa da União Internacional Protetora dos Animais (UIPA), a procura por adoção de animais aumentou 400% durante o primeiro trimestre de 2020. 

Em outra pesquisa, realizada pelo Radar Pet 2021, foi observado que 30% dos animais de estimação dos entrevistados foram adotados durante o período pandêmico. 

Este comportamento se justifica pela questão da saúde mental e de como as pessoas entendem que os animais de estimação fazem bem e colaboram com a manutenção de uma vida menos estressante, mais alegre e saudável. 

Por isso mesmo, acompanhando a tendência mundial de mais adoções de animais domésticos, segue-se a tendência de mais conscientização sobre a saúde e o bem-estar dos animais entre os tutores. 

Esta crescente preocupação com seus animais de estimação faz com que os donos estejam mais atentos quanto ao uso de embalagens avançadas, à prova de derramamento e que protejam e garantam a manutenção da qualidade dos alimentos.

Outro ponto a ser destacado sobre o mercado de embalagens para pet food é a questão dos alimentos premium. 

À medida que o comportamento social muda e o tratamento de animais de estimação como membros da família se torna uma norma social cada vez mais consolidada, o crescimento e o desenvolvimento da categoria premium de alimentos para animais de estimação ganham força como consequência natural. 

O surgimento de novos players de marca e a proliferação de embalagens flexíveis que acompanhem este estilo estão impulsionando a indústria de alimentos para animais de estimação e o mercado de embalagens para pet food. 

E aqui precisamos chamar a atenção para as embalagens flexíveis e recipientes mais leves com proteção premium e impressão HD, que ajudam os processadores a explorarem e reagirem melhor a tendências como guloseimas úmidas, alto teor de proteína e mais suplementos no setor de pet food.

À medida que a produção de alimentos para animais de estimação se transforma, a embalagem passa, como nos alimentos para seres humanos, a adquirir uma importância a mais, representando a transparência, mostrando o alimento pelas janelas e destacando os ingredientes naturais, sem que estes percam suas propriedades pois são protegidos por embalagens de alta qualidade. 

É o caso do OneFlex, ideal para embalagens flexíveis deste segmento. Ele ainda anda de mãos dadas com outra tendência muito importante para o mercado, como um todo, e especialmente para o mercado de pet food, em que os tutores estão antenados nas questões de saúde e sustentabilidade. 

Sustentabilidade no mercado de embalagens para pet food

É certo dizer que, ainda de acordo com relatório da Mordor Intelligente, a tendência mais significativa em embalagens para mercado de pet food é, como em todos os outros mercados, a sustentabilidade. 

Esta tem sido uma pauta constante em diversas instâncias de debate, posicionamentos, pesquisas e desenvolvimento. 

Afinal, a sustentabilidade é o caminho através do qual as gerações futuras terão acesso a água, ar limpo, alimentação, saúde e qualidade de vida. 

Isto precisa ser dito para deixar evidente a importância real e mensurável da sustentabilidade e de posturas sustentáveis. 

De governos a consumidores finais, passando por empresas privadas, ambientes educacionais e de pesquisa, até indústria e construção civil, pensar em formas mais sustentáveis de consumir recursos naturais e de se relacionar com o meio ambiente é primordial para o desenvolvimento. 

E ser sustentável não significa mudar completamente sua forma de produzir, mas encontrar novas maneiras de produzir sem afetar negativamente o planeta; pelo contrário, deve-se buscar produzir conforme o modelo de economia circular, em que os resíduos finais podem voltar a ser matérias primas e fazer, novamente, parte da cadeia produtiva. 

O crescimento do mercado para embalagens de pet food deve estar dentro deste conceito de economia circular, e para isto utilizar materiais como o OneFlex, filme de BOPP que possui alta barreira a aromas, gorduras e oxigênio e é 100% reciclável, que é uma ótima opção. 

Com o OneFlex é possível, por exemplo, o desenvolvimento de embalagens sustentáveis ​​para pet food com o principal benefício de produção de embalagens monomateriais, mantendo as mesmas características de proteção e conservação dos produtos embalados com soluções multimateriais, garantindo que cheguem até o consumidor final intactos. 

E este consumidor final, o mesmo que está muito interessado no alimento saudável, no alimento premium para o seu animal de estimação, é o mesmo que, segundo a Mintel, maior agência de pesquisa de tendências do mundo, está com o olhar voltado para a sustentabilidade e para o posicionamento ético das marcas. 

Não basta ser sustentável no discurso, é preciso incorporar a sustentabilidade em sua cadeia produtiva, como no caso dos filmes para embalagens flexíveis da Polo Films.

Como solução, o OneFlex é ideal para a produção de embalagem para pet food, pois ajuda a manter os produtos frescos, crocantes, duradouros e garantindo todas as características sensoriais tão importantes para este segmento.

Há crescentes preocupações com a questão nutricional de animais de estimação que levam à fabricação de vários alimentos, como visto anteriormente, mais focados na saúde e que demandam materiais avançados para embalagens, caso em que o OneFlex pode ser a resposta. 

A preocupação com questões ambientais, portanto, desafiam o crescimento do mercado de embalagens flexíveis, pois com segurança alimentar inadequada, o banimento de produtos pode levar à redução da demanda de embalagens em produtos pet food. De fato, trata-se aqui de uma cadeia produtiva que deve estar alinhada pois um elo afeta o outro. 

Em contraponto, tem-se o aumento da demanda por vedação hermética no mercado de embalagens para pet food, o que impulsiona a necessidade de sacos com propriedades de alta barreira, que permitam a manutenção da qualidade do produto por um período prolongado. 

O uso de embalagens flexíveis, quando feito de maneira correta em todo o seu ciclo produtivo, é a melhor forma de garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos alimentares embalados. 

Portanto, investir em ações sustentáveis pode fazer com que sua empresa encontre maneiras diferentes de contribuir com o meio ambiente e educação ambiental. 

É claro que a reciclagem e o retorno do resíduo para a cadeia produtiva é fundamental para o meio ambiente, mas sabendo que nem sempre a reciclagem é um caminho fácil e barato, sua empresa precisa investir em outros e diversos tipos de ações que realmente façam a diferença. 

Um exemplo são as ações de ESG da Polo Films, dentre as quais destacamos a iniciativa da Turminha da Polo: trata-se de uma revista infanto-juvenil que aborda temas relacionados ao meio ambiente e ensina educação ambiental de forma lúdica. 

Nós somos assim: buscamos inspirar pessoas para que transformem o futuro. 

É investindo em pessoas e desenvolvimento científico que chegamos a materiais como o OneFlex como soluções práticas para o mercado e a produtos como a revista Turminha da Polo como soluções práticas para o futuro. 

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