Institucional 22 de Dezembro de 2020

2020: um ano de superação e avanços para a Polo Films

O mundo passou por um momento único em 2020. A situação da COVID-19 transformou nossas vidas e impôs novos desafios ao longo dos meses. Mas, apesar de todas as incertezas, podemos dizer que este foi um ano de superação, conquistas e avanços para a Polo Films. Mantivemos o foco em duas prioridades: na segurança das nossas pessoas, reforçando as ações de prevenção e combate ao coronavírus, e na continuidade dos negócios, desenvolvendo novas soluções para continuar atendendo nossos clientes.

Primeiramente, temos que ressaltar a capacidade e a resiliência de todo o nosso time durante este período. Todo e qualquer resultado que nossa companhia obteve esse ano é fruto do trabalho dos nossos colaboradores. “Todos nós trabalhamos juntos para fazer deste um de nossos melhores momentos. Gostaria de reconhecer em particular nossos colegas da linha de frente que mantiveram o trabalho presencial na fábrica - o compromisso e a disciplina de cada um foram essenciais para manter a continuidade dos negócios. Estou orgulhoso e inspirado pela maneira como nossos times se mostraram à altura desse desafio - com flexibilidade, resiliência e coragem”, afirmou nosso CEO, Antonio Jou.

Nesse sentido, nossa área de Recursos Humanos também viu aumentar suas responsabilidades no que se refere aos cuidados com as pessoas. “Precisávamos promover um clima de estabilidade para transmitir calma e segurança ao nosso time, mas com transparência. E para fazermos isso com sucesso, contamos fortemente com a comunicação interna, os recursos de tecnologia e apoio de profissionais de saúde, que trabalharam conosco nesta luta contra a COVID-19, tanto no preparo físico quanto no acolhimento psicológico do nosso pessoal para suas atividades”, explicou a Gerente de RH, Valéria Reis.

A gerente também disse que não acredita que exista só um ingrediente para a empresa passar por este momento tão crítico. “Seria como dizer que um time vence um campeonato porque tem o jogador ‘fulano’. Aqui na Polo Films a postura das nossas lideranças, o comprometimento e engajamento do nosso time e a efetividade das tomadas de decisões dos nossos comitês de Diretoria e Gestão de Crise também foram fundamentais para chegarmos até aqui”, complementou.

E claro, com equipes comprometidas, engajadas e trabalhando em condições seguras, o resultado não pôde ser outro: 2020 foi um ano de grandes avanços para a Polo Films. Por isso, preparamos uma retrospectiva com os principais resultados e conquistas que tivemos neste ano. Confira!
 

Lançamento de novos produtos

A fim de atender a um mercado cada vez mais exigente e competitivo, a Polo Films desenvolveu novos produtos para o seu portfólio. Um deles foi o 20TSY.UHS32, um filme BOPP transparente da família Polo Seal. filme foi desenvolvido a partir das necessidades dos clientes da empresa, que precisavam de um produto que trouxesse melhor performance em seus processos.Por isso, o maior benefício deste filme é a possibilidade de utilização em diferentes máquinas de embalagem em virtude da sua maior estabilidade de deslizamento. 

Outro produto lançado este ano é o TSY.IJM – Ink Jet Mark, um filme destinado ao processo de datação. O TSY.IJM é um filme transparente termosselável, possui uma face não tratada com matérias-primas que permite uma melhor aderência da tinta ink jet, própria para datação em embalagens flexíveis que utilizam BOPP em sua composição.

Recentemente também reformulamos um de nossos produtos, o TBP.RLB, um filme específico para rotulagem para máquinas de alta velocidade. Dentre as principais melhorias implementadas, trabalhamos para aumentar a resistência mecânica do filme, melhorar ainda mais as propriedades ópticas, assim como as propriedades dissipativas da estática. Com isso, além de ter a qualidade dos produtos Polo Films, nossos clientes podem agora contar com mais eficiência em sua produção.
 

Recordes e crescimento

Este ano também foi marcado por conquistas importantes. Graças ao empenho da nossa equipe, que se dedica a fazer o seu melhor para entregarmos o máximo de valor para os nossos clientes, alcançamos excelentes resultados em nossa companhia. Em outubro, por exemplo, batemos um novo recorde de produção. Alcançamos a marca de 96,3% de One Time in Full, um indicador de PCP que monitora a nossa efetividade na entrega do produto correto ao cliente, no tempo correto. Outro recorde ocorreu em novembro, quando tivemos uma taxa de devolução de 0,03% e 1,7 toneladas, o menor índice de devolução de todos os tempos.

E não parou por aí. A Polo Films também conquistou ainda mais a confiança de muitos clientes no mercado externo. O Mercosul tem sido a principal região das exportações da Polo Films. Este ano, houve um crescimento de 12% em volume de vendas para Argentina, comparado com o ano anterior. O país argentino é o principal destino de nossas exportações na América do Sul e a Polo Films abastece 21% do mercado local, fornecendo principalmente para os segmentos de alimentos, bebidas, higiene e limpeza. 

Nosso Diretor Comercial, Luciano Ost, explicou que em 2020 a Polo Films se manteve muito próxima dos seus clientes, fornecedores e demais parceiros comerciais. “Neste período de pandemia e alta demanda por embalagens flexíveis, escutamos as necessidades imediatas do mercado e adequamos nossa logística, produção e vendas para atender os clientes e brand owners que confiam em nossas pessoas, produtos e serviços. Trabalhamos com muita energia para encantar os nossos clientes e isso foi fundamental”.
 

Qualidade e inovação como aliadas

Este ano foi desafiador para todos nós. Foi necessário se reinventar, conviver e aprender com o diferente e, principalmente, encontrar e gerar novas soluções para novos problemas. E isso virou questão de sobrevivência para muitos setores, inclusive para a indústria de embalagens flexíveis, que precisou repensar suas estratégias para continuar atendendo a demanda e entregando valor aos seus clientes.

Aqui na Polo Films, inovação e qualidade sempre foram valores fundamentais para que pudéssemos alcançar esses resultados tão expressivos, manter a competitividade e se destacar no mercado. Entendemos que inovar é um conceito que precisa estar no centro das estratégias de qualquer empresa que tem o objetivo de crescer e, por isso, inovamos constantemente em tecnologia, processos e produtos para continuarmos produzindo com qualidade, comercializando de forma competitiva e entregando o que há de melhor para nossos clientes.

Neste ano em que completamos nosso 40º aniversário, podemos dizer que a missão foi cumprida. Além de contar com todo o empenho do nosso time, não temos dúvida de que o cuidado com a qualidade dos nossos produtos, o zelo no atendimento e a união de nossas equipes foram essenciais em 2020. E mais: essa tem sido a receita para a consolidação da nossa empresa como referência no mercado de embalagens flexíveis ao longo de toda a nossa história.

E após esse ano tão desafiador, queremos desejar um 2021 mais leve e sereno a todos os nossos clientes, parceiros e colaboradores e reforçar o nosso compromisso de seguirmos juntos as novas jornadas que estão por vir.

 Um Feliz Natal e um excelente 2021!