Produtos 29 de Outubro de 2020

A importância do controle de qualidade da embalagem

Toda empresa, independente do seu segmento, está preocupada em garantir a segurança de seus produtos. Em um mercado tão competitivo como o que vivemos hoje e com consumidores cada vez mais informados e exigentes, as marcas não querem correr o risco de ter que realizar um recall de seus produtos e se expor a processos ou situações que possam comprometê-la. Afinal, não basta se preocupar apenas com o design e estratégias de marketing da embalagem, é preciso um controle de qualidade para evitar que a mercadoria seja comprometida e cause danos à saúde do consumidor.

Sempre preocupada em atender as necessidades dos seus clientes, parceiros e também dos consumidores, a Polo Films produz e comercializa filmes plásticos flexíveis a partir de matérias-primas de primeira linha. E para garantir a qualidade dos nossos produtos, estabelecemos padrões de qualidade do início ao fim do processo, realizando diversas análises para certificar que os nossos filmes estejam dentro das normas estabelecidas pelos órgãos reguladores e das demandas dos nossos clientes.

“Nossa empresa possui um criterioso controle de qualidade, que vai desde o recebimento das matérias-primas até o produto final. Em nosso laboratório realizamos ensaios que seguem normas internacionais ASTM (American Society for Testing and Materials) para checar a qualidade do produto, e os equipamentos passam por frequentes calibrações para garantir a confiabilidade das medições solicitadas pelos nossos clientes”, afirma Aline Schneider, Supervisora de Qualidade da Polo Films.

Neste sentido, existem parâmetros legais que precisam ser seguidos para garantir a qualidade das embalagens. Fabricantes da indústria alimentícia, farmacêutica, de higiene pessoal ou de produtos agropecuários, investem de forma massiva no desenvolvimento de tecnologias, controle de qualidade e treinamento de pessoal para alcançar este objetivo e oferecer produtos cada vez melhores e mais competitivos para o consumidor final.
 

Mas o que é controle de qualidade?

Antes de nos aprofundarmos no tema, vale destacar o que é controle de qualidade. Muito utilizado nas indústrias, o sistema de controle de qualidade é primordial nos processos de fabricação em diversos segmentos. Ele tem o objetivo de trazer vantagens para os processos de produção e contribuir para que a empresa entregue um produto ou serviço dentro de determinados requisitos. Diante desse controle, é possível adotar uma política de qualidade, evitando que o resultado final da sua produção possa apresentar problemas. 

O controle deve ser feito obedecendo-se às normas, padrões e procedimentos acordados com os fornecedores e, claro, com os órgãos de regulação. Por exemplo: para ser considerado um fornecedor de embalagens homologado na indústria de alimentos, é fundamental possuir a certificação na norma ISO 9001 em sistemas de gestão da qualidade. Mas não é só. As exigências têm aumentado e novos programas de qualidade e segurança de alimentos têm sido exigidos ao mercado de embalagens, como o programa BPF/GMP (boas práticas de fabricação), PRR (programa de pré-requisitos), APPCC/HACCP (Análise de perigos e pontos críticos de controle), Food Fraud e Food Defense.

“Atualmente, a Polo Films é certificada na NBR ISO 9001 versão 2015, e conta com todos os controles necessários para garantir a conformidade com os requisitos exigidos. O controle de qualidade é realizado durante o processo no produto semi acabado e acabado, através de ensaios que estão de acordo com normas ASTM, reconhecidas internacionalmente pela comunidade técnica”, reforça Aline.

Quando falamos das embalagens flexíveis, amplamente utilizadas na indústria alimentícia, é fundamental a aplicação do controle de qualidade em todas as suas etapas de produção, evitando, assim, desperdícios e garantindo a qualidade do produto. Ou seja, desde a fabricação dos filmes até a finalização da embalagem, é indispensável que se façam análises como vedações dos pacotes e gramatura para evitar a diminuição da vida de prateleira do alimento e/ou desperdícios de embalagens.
 

Por que ter um bom controle de qualidade?

Durante o processo de fabricação dos filmes plásticos podem ocorrer certos defeitos que, de certa forma, influenciam no desempenho das embalagens confeccionadas com estes materiais. Alguns desses defeitos podem ser decorrentes de um mau ajuste da máquina, por exemplo, fazendo com que o lote ou parte do mesmo seja produzido fora de especificação. É por isso que o controle de qualidade é tão importante.

No setor alimentício, o controle de qualidade de uma embalagem é quase tão importante quanto o produto em si. Esta não é uma questão apenas de seguir recomendações, já que a própria integridade da mercadoria depende de um armazenamento adequado para conservação e manuseio. Por isso, é essencial que toda a cadeia produtiva cumpra as normas da ANVISA, para evitar que seu produto tenha problemas como:

  • Modificação ou perda das principais características do produto como sabor, cheiro, cor e textura;
  • O vazamento de líquidos por má qualidade de lacres e tampas;
  • A contaminação do produto embalado por microorganismos e bactérias; 
  • A absorção de luz e umidade, facilitando o desenvolvimento de fungos nas embalagens.

Logo, sem um bom controle de qualidade, não há garantia de bons produtos! E como já mencionamos, não basta ter uma embalagem atrativa na gôndola para aumentar suas vendas se ela não atender as normas básicas (e fundamentais) dos órgãos reguladores. Afinal, a saúde e proteção dos consumidores estão acima de tudo. 
 

Qualidade: o diferencial da Polo Films

Neste contexto, Aline destaca a importância de ter uma equipe de especialistas dedicada à análise e controle de qualidade no setor de embalagens. “O controle de qualidade é necessário para garantir a conformidade do produto com a especificação técnica requerida pelo cliente. Ao longo do processo também são realizados controles em máquina e auditorias que permitem a rastreabilidade completa do produto. Isso é importante, pois o mercado de embalagens é muito dinâmico e a adequação do produto está diretamente ligada ao processo de conversão ao qual será destinado e, por isso, é necessário garantir o controle das propriedades do filme dentro dos ranges estipulados”, explica.

Segundo a supervisora, o resultado se reflete na satisfação do cliente. “Ao longo dos anos temos evoluído nossos controles internos na busca da robustez dos processos e produtos, minimizando ao máximo as variações existentes. Esta caminhada tem sido sentida pelos nossos clientes, que reconhecem a boa estabilidade e performance do nosso produto”.

Outro ponto que merece destaque e que impacta positivamente na qualidade dos nossos produtos é o mapeamento dos processos. Em nossa fábrica, todos os processos são mapeados, possibilitando identificar gargalos, prever recursos, reduzir custos de produção, falhas e inconsistências que prejudicam o desempenho das atividades. Assim, ao visualizar todas as etapas de cada atividade, garantimos mais eficiência e qualidade em nossa produção e atender às demandas da cadeia produtiva de embalagens flexíveis com excelência.

“Internamente possuímos KPIs que são diariamente avaliados e analisados por uma equipe multidisciplinar, a fim de desenvolver melhorias na metodologia A3, que tem como base o ciclo PDCA. Além disso, a conformidade do pedido é medida a cada entrega. Nossa equipe de DM&AT está em constante contato com nossos clientes para atender qualquer ocorrência e, assim, trabalharmos para continuar oferecendo produtos de qualidade ao mercado”, pontua Aline.
 

Política SGI

Neste contexto, a Polo Films definiu a sua Política do Sistema de Gestão Integrado, um documento que atende ao requisito 5.2 da NBR ISO 9001:2015 e que demonstra o alinhamento com o direcionamento estratégico e comprometimento com a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade da companhia.

Nossa empresa, ciente do compromisso que tem com seus clientes, colaboradores e com a sociedade, considera a Qualidade, a Segurança e a Sustentabilidade como fatores fundamentais para o desenvolvimento de suas atividades. Por isso, a Política SGI tem sido amplamente divulgada entre nossos colaboradores, clientes e parceiros para que todos conheçam a política e os objetivos que norteiam a nossa companhia.

Você conhece outros pontos importantes de atuação do controle de qualidade na indústria de embalagens? Deixe seu comentário!