Sustentabilidade 19 de Junho de 2020

Logística Reversa

A Polo Films compartilha da visão de uma economia circular para os plásticos, na qual os resíduos devem retornar para o ciclo produtivo como matéria-prima para a produção de novos bens de consumo pela indústria.

Por isso é signatária da Coalizão Embalagens, um grupo de cerca de 850 empresas do setor de produção de matérias-primas para embalagens. O grupo, representado por 14 organizações do setor empresarial, reúne além de produtores de matérias-primas, como a Polo, fabricantes de produtos dos setores de alimentos, bebidas, produtos de higiene, importadores, distribuidores e outras empresas.

Coalizão Embalagens – Juntos pela logística reversa

O propósito da Coalizão Embalagens é atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos e ao acordo setorial para Implantação de Logística Reversa de Embalagens em Geral de Produtos não Perigosos. Trata-se de uma iniciativa de combate contra a poluição ambiental causada pelo descarte na natureza de resíduos sólidos.

A política da Coalizão Embalagens consiste em aumentar o ciclo de vida na economia da matéria-prima usada em embalagens, que inclui plástico, vidro e outros materiais. Com isso, atua em duas frentes pela sustentabilidade do planeta:

– redução da extração de recursos naturais, com consequente preservação dos mesmos;

– redução do descarte de resíduos sólidos na natureza, evitando a poluição dele decorrente.

O negócio da Polo Films é a produção de filmes para embalagens. A matéria-prima utilizada na produção desse material é o polipropileno, um polímero obtido com a polimerização do propileno, um subproduto do petróleo, que é um recurso natural não renovável.

Ao incentivar a logística reserva, a empresa contribui para a preservação desse recurso natural. Ao mesmo tempo em que ajuda a induzir uma série de atividades econômicas que, além de garantirem o reaproveitamento dos resíduos sólidos, geram ocupação e renda, produzindo benefícios ambientais, econômicos e sociais.

Como funciona a logística reversa?

A logística é o conjunto de atividades que movimentam matérias-primas, insumos e mercadorias na economia. Inclui os setores de armazenagem e transporte de carga, assim como a produção industrial e agrícola.

A logística reversa é o conjunto de atividades que viabilizam a indústria da reciclagem, principal mecanismo responsável pelo reaproveitamento dos resíduos sólidos. Fazem parte do sistema de logística reversa de embalagens as cooperativas de catadores, empresas aparistas, compradores e revendedores de sucatas, depósitos, indústria de reciclagem, transportadoras e indústria de bens de consumo.

As cooperativas, assim como as empresas aparistas e de compra e venda de sucatas, são responsáveis pela coleta junto a: indústrias, universidades, comércio, restaurantes e condomínios.

O material coletado é levado para os armazéns, onde é feita a triagem e o enfardamento dos materiais, que são revendidos à indústria de reciclagem. Lá é produzida a matéria-prima reciclada, que será vendida para a indústria de transformação, que produzirá novas embalagens ou outros bens de consumo.

É assim que a logística reversa contribui para aumentar o ciclo da matéria-prima na economia. O material produzido pela Polo Films é 100% reciclável e pode passar por esse processo várias vezes.