Mercado 3 de Dezembro de 2021

Quatro Caminhos para Impulsionar o Crescimento das Marcas em 2022

Mesmo que o planejamento de marketing para o ano que se aproxima já esteja definido para a maioria das empresas, nunca é tarde para considerar ideias novas ou diferentes para alavancar as marcas. No cenário atual, é crucial ter estratégias e táticas extras para usar quando o objetivo é fixar o valor de uma marca no imaginário das pessoas. 

Elas sempre foram importantes, mas nas últimas duas décadas esta relevância cresceu significativamente. Com o advento do marketing digital, a identidade de uma empresa e seu alcance se tornaram vitais. O guru do marketing Phlip Kotler diz que marcas são "nomes, termos, sinais, símbolos que, unidos, identificam produtos e serviços de uma empresa e os diferenciam de seus concorrentes". No contexto atual, não é exagero dizer que as marcas são a expressão da personalidade de uma empresa.

A marca é responsável pela percepção que o cliente tem não só do produto, mas de quem o produz, transmitindo valores e fornecendo uma identidade ao negócio.  Uma empresa que tiver marca sólida, honesta e cheia de propósito, consequentemente terá forte influência no processo de compra do seu cliente, contribuindo de maneira significativa na tomada de decisão.

Uma forma útil de fortalecer uma marca é ficar por dentro das últimas tendências de branding e, diferente do passado, hoje essas orientações mudam muito rapidamente. Portanto, todas as empresas precisam estar atentas a essas tendências e tirar o máximo proveito delas. Marcas que não conseguem acompanhar o bonde das mudanças podem passar a impressão de obsoletas e causarem percepção negativa aos consumidores. A seguir, reunimos quatro caminhos para alavancar sua marca em 2022:

Invista na Embalagem

A credibilidade de uma marca, o conhecimento dos ingredientes que compõem seu produto e seus benefícios são decisivos na decisão de compra hoje em dia. O consumidor passou a prestar mais atenção ao processo de produção de um produto, sua origem, condições de higiene e armazenamento. Pesquisas nacionais e internacionais retratam a dificuldade dos consumidores em saber se as escolhas alimentares que fazem são ambientalmente sustentáveis. Aumentar a transparência para atender às crescentes demandas éticas e ambientais destes consumidores é essencial. Dada sua versatilidade e função na proteção de produtos, embalagens como as flexíveis continuarão sendo essenciais. Os novos produtos e tecnologias permitem proporcionar uma melhor experiência para os clientes, algo fundamental na medida em que os valores e propósitos de uma marca estão se tornando tão importantes quanto o valor de um produto.

Web: Vitrine das Marcas

Nos últimos anos, as marcas foram forçadas a mudar a maneira como alcançam e convertem clientes. E o mundo digital tem tudo a ver com isso. Marcas que têm presença digital forte e transitam bem em todas as plataformas têm cada vez mais vantagem sobre a concorrência. Estamos falando de presença digital, que é o modo como uma marca se posiciona na internet, gera valor para os usuários e se relaciona com o público. Os dados falam por si: no Brasil, 70% da população faz uso da internet para realizar as mais diferentes buscas. Só nas redes sociais, são 140 milhões de brasileiros interagindo todos os dias. Essa realidade torna praticamente impossível fazer negócios sem ter uma boa presença na rede. Essa atuação on-line define a maneira como as pessoas veem uma marca. Mas não basta ter um site e várias páginas em redes sociais para ter uma boa presença web. É necessário atrair, envolver e engajar o público, despertando uma percepção positiva da empresa.

Use e Abuse da Criatividade

Investir em embalagens e ter forte presença digital é importante, mas nunca se deve esquecer que tais estratégias andam de mãos dadas com a criatividade. Esta é componente crítico que vai influenciar diretamente o sucesso das ações de marketing. Seja nas prateleiras dos supermercados e conveniências ou nos meios digitais, a disputa por atenção é acirrada e não passar despercebido é tarefa difícil. Por isso, ser criativo é uma oportunidade imperdível de se destacar e gerar conversões. No caso das embalagens flexíveis, sua versatilidade faz com que possam se transformar em verdadeiras peças de propaganda. Nos meios digitais, em que se têm apenas alguns segundos para chamar a atenção de alguém, é preciso gerar impacto. Da mídia social à publicidade gráfica, muitas marcas estão investindo na criatividade e personalização em suas estratégias de marketing para envolver melhor seu público e se destacar no espaço digital lotado.

Conte Uma História

Tendência que vem se mostrando forte e deve seguir assim em 2022 é o investimento em narrativas para evidenciar os valores de uma marca para seus consumidores. Em vez de usar o marketing apenas para promover produtos ou vender serviços, ao contar uma história as marcas expõem às pessoas quem são e o que representam. Revelações sobre a origem, dia a dia e histórias de bastidores estreitam laços e fazem com que o consumidor deixe de ver sua empresa como uma entidade sem rosto. Para o público atual, como uma marca 'se encaixa' em seus valores, sistema de crenças e estilo de vida pode ser determinante na decisão de compra. 

Prova disso são as muitas pesquisas aqui e no exterior que evidenciam uma tendência clara dos consumidores em considerar uma marca que utilize embalagens mais sustentáveis. Se uma empresa, por exemplo, passa a embalar seu produto com uma embalagem plástica biodegradável - como as da linha b-flex, da Polo Films - está contando uma história a seu público, revelando sua preocupação com a preservação ambiental. Assim, inspirando e enriquecendo o público com narrativas inspiradoras, as marcas podem se conectar melhor com as pessoas de uma forma que vai muito além de um simples anúncio publicitário. E quanto mais estes consumidores sabem quem você realmente é e gostam disso, mais a lealdade deles com o seu negócio vai crescer.