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Mercado April 28, 2021

Tendências do Mercado de Produtos de Higiene Para Ficar de Olho

Nunca se falou tanto em higiene quanto nos dias de hoje. Com a pandemia de COVID-19, o mundo inteiro se voltou para hábitos que, talvez, não fossem tão rotineiros na vida das pessoas, como lavar as mãos após tocar objetos, higienização das mãos e de produtos, entre outros. Segundo uma pesquisa do Instituto Qualibest, 94% dos brasileiros mudaram e intensificaram os hábitos de higiene com o avanço da COVID-19, provocando reflexos também na indústria, que precisou se adaptar rapidamente a esse novo cenário.

O mercado de produtos de higiene brasileiro é um dos segmentos da economia que manteve um bom desempenho, mesmo com as crises econômicas recentes e o enfrentamento da pandemia. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostram que o setor obteve um crescimento de 5,8% em vendas ex-factory em 2020, quando comparado com o mesmo período de 2019.

Especialistas apontam que a mudança nos hábitos de higiene e cuidados pessoais dos brasileiros durante a pandemia influenciaram os resultados. Quando todo mundo ficou em casa, o consumo de itens básicos, como higiene bucal, sabonetes, banho e hidratação do corpo aumentou em relação aos itens de maquiagem, cuidados com o cabelo, fragrâncias, hidratantes e desodorantes.

O cuidado com as mãos representou a maior fatia da receita, principalmente com a intensificação dos hábitos de higiene para mitigar os riscos de contágio do coronavírus. Os consumidores correram aos supermercados e farmácias atrás desses itens e esvaziaram as prateleiras, mas a indústria trabalhou rápido para garantir que os varejistas não tivessem faltas no estoque e para que clínicas, hospitais e profissionais da linha de frente não ficassem sem os produtos de higienização necessários.  

Neste contexto, a demanda por sabonetes para as mãos e para o corpo, cremes dentais, enxaguantes, entre outros itens para higiene bucal também disparou. O álcool em gel foi o destaque, com uma alta de 808%, seguido do lenço de papel (77%); toalha de papel multiuso (33,2%); sabonete líquido (22,3%); sabonete em barra (9,5%); e papel higiênico (12,7%), conforme o Painel de Dados de Mercado da ABIHPEC.

Em 2019, o mercado de Beleza e Cuidados Pessoais obteve uma receita de US$ 505 bilhões em todo o mundo, sendo Higiene Pessoal o maior segmento. O segmento foi responsável por 45% do faturamento, seguido pelo segmento de Skin Care com 27%.

Vale ressaltar que o nosso país ocupa hoje o quarto lugar no ranking de consumo de produtos de higiene e beleza, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão. A pesquisa da ABIHPEC também aponta que, em relação ao mercado mundial, a América Latina ocupa uma faixa de 12,7% do mercado consumidor de higiene e beleza. O Brasil ocupa uma fatia de 48,6% do setor, um número bastante considerável e que mostra a possibilidade de faturamento e lucros para as empresas do nicho.

Tendências De Higiene Pessoal Para Os Próximos Meses

Os cuidados com o corpo passaram por uma transformação, mas assim como a higiene pessoal era uma parte importante da rotina do consumidor na pré-pandemia, também o será no pós-pandemia. Apesar do avanço da vacinação, os casos de COVID-19 ainda estão em alta e novas cepas do vírus estão sendo descobertas. Por conta disso, o consumo, assim como a demanda por produtos de higiene pessoal, continuarão crescendo ainda em 2021 e nos próximos anos.

Existem algumas tendências de higiene pessoal que seguirão em alta, como o uso de sabonetes para as mãos e álcool em gel, afinal, as pessoas têm percebido que ganharam qualidade de vida ao manter as mãos higienizadas. Uma pesquisa da Opinion Box com mais de duas mil pessoas revelou que 68% dos participantes vão manter os cuidados com a higiene no pós-pandemia. Segundo especialistas, usar máscaras, lavar as mãos e utilizar produtos com ação antiviral seguirão em frente mesmo após a aprovação da vacina contra o coronavírus. São hábitos que não têm mais volta.

Ou seja, agora não é uma questão de saber se as pessoas continuarão a usar produtos de higiene pessoal, mas como e porque vão consumi-los. Logo, é fundamental que as marcas entendam os fatores que influenciam e que motivam as escolhas e comportamentos do consumidor. Afinal, as empresas que ouvem o consumidor final, exploram e entendem as mudanças podem agir rapidamente para melhorar o desenvolvimento de produtos e serviços, conquistar a fidelidade do cliente e se preparar para o que vem por aí.

Um dos pontos levantados no novo relatório 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021, por exemplo, afirma que em 2021 os consumidores irão “exigir serviços sem contato, padrões sanitários excepcionais e produtos que melhoram a higiene e a imunidade”. A Mintel também pontuou algumas tendências de comportamento dos consumidores que a indústria de beleza e cuidados pessoais deve ficar de olho. Segundo a agência de inteligência de mercado, a tendência é que antes de adquirir um produto, as pessoas levem em consideração:

  • Bem-estar: consumidores buscando bem-estar físico e mental;
  • Valor: encontrar benefícios tangíveis e mensuráveis dos investimentos;
  • Tecnologia: encontrar soluções por meio da tecnologia no mundo físico e digital;
  • Ambiente: é preciso se sentir conectado ao ambiente externo.

Embalagem Flexível Para Produtos De Higiene

O mercado de higiene e beleza tem uma forte influência no desempenho da indústria de embalagens flexíveis. No ano passado, por exemplo, o setor de higiene pessoal consumiu cerca de 101 mil toneladas de embalagens flexíveis produzidas, segundo estudo realizado pela MaxiQuim para a ABIEF.

Itens como sabonetes e cosméticos necessitam de uma embalagem que ofereça extrema segurança ao produto embalado. As embalagens flexíveis, que utilizam os filmes BOPP em sua composição, são ideais para este mercado, pois possuem uma excelente barreira contra luz, agentes externos e alta capacidade de selagem, preservando as propriedades e do produto e garantindo sua durabilidade até chegar ao consumidor final. 

Segundo o Coordenador de Desenvolvimento de Mercado da Polo Films, Marco Sellin, existe um grande número de aplicações e produtos que utilizam filmes de BOPP no segmento de Higiene e Limpeza:

“No mercado de Higiene, são utilizados nossos filmes TFW para sobreembalagem de agrupamentos sem impressão de sabonetes, dentifrícios e perfumaria e também a família de filmes TSY, para embalagens impressas de vários produtos de higiene. Para a aplicação em envoltórios individuais de sabonetes, nossos clientes utilizam a linha de filmes branco TBPHGS, plano TPY e TMA (Matte). Uma aplicação bastante interessante é a utilização de produtos da família TWOPSL ou TBPPSL para embalagem tipo “blister” de escovas dentes, fio dental, entre outros produtos.”

Já para o segmento de limpeza, o Coordenador explica que encontramos filmes de BOPP em rótulos para frascos de detergentes, água sanitária e shampoo. “Se estes rótulos forem tipo roll label indicamos a família TBP.RLB; TSY e TMS. Já para rótulos autoadesivos, são indicados os filmes da família TPY.PSL, TWO.PSL ou TBP.PSL. Não esquecendo das embalagens flexíveis para este segmento que poderão utilizar os filmes Coex, Metal e Matte, por exemplo.”

Sellin ainda destaca que a Polo Films também comercializa filmes de BOPET e PP Cast, substratos muito utilizados em estruturas para SUP (stand up pouch) para refis de shampoo, produtos de limpeza e sabonetes líquidos e em barras, além de outras aplicações.

“A embalagem flexível sempre oferecerá aos produtos embalados ou envasados uma excelente barreira de proteção, principalmente em relação ao aroma e umidade. Com a qualidade dos filmes de BOPP da Polo Films, os fabricantes e brand owners têm o máximo de eficiência e aproveitamento das suas embalagens. Afinal, a embalagem flexível ajuda a preservar as propriedades do produto embalado, garantindo sua durabilidade até chegar ao consumidor final e também a atrair a atenção do público quando estão nas prateleiras do mercado devido ao seu apelo visual, contribuindo para o aumento das vendas”, finalizou.


Se você quiser conhecer os filmes de BOPP da Polo Films recomendados para embalagens de produtos de higiene e limpeza, acesse polofilms.com.br/produtos/. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para ficar por dentro das principais tendências e novidades do setor de embalagens! Estamos no Linkedin, Facebook e Instagram!