Use a embalagem para conversar com seu cliente
Em mercados cada vez mais competitivos, como o varejo, a embalagem tem uma importância fundamental. Ela é mais do que uma camada de proteção aos produtos e se torna uma verdadeira comunicadora da sua marca e os valores que ela representa.
Sendo assim, a embalagem possui um poder maior do que se pode imaginar e ela tem um impacto real e significativo em suas vendas.
Imagine que um consumidor se depare com uma gôndola repleta de pacotes iguais, todos eles na cor branca, e apenas uma das embalagens é diferente. Qual você acredita que chamará a atenção dessa pessoa?
Empresas inteligentes usam a embalagem para conversar com consumidores em potencial e usam esse elemento como o meio de criar a tão desejada conexão entre o produto, o consumidor e a marca.
Sabendo da importância da embalagem para o sucesso nas vendas, a Polo Films decidiu compartilhar algumas dicas de como as marcas podem usar embalagens para conversar com o seu cliente e como criar um vínculo duradouro com consumidores através desses invólucros.
Boa leitura!
- A função das embalagens
- Como usar as embalagens para comunicar o valor do seu produto?
- A importância do design e das matérias-primas para as embalagens
A função das embalagens
Como é de conhecimento de todos, a embalagem tem a principal função de proteger a integridade dos produtos antes dos itens serem adquiridos para consumo.
No entanto, a embalagem possui outras finalidades, que vão desde educar o consumidor sobre o produto até divulgar os valores e cultura da empresa que a produz.
Além disso, a embalagem tem uma função que, por descuido das companhias, é frequentemente deixada de lado. É claro que estamos falando do aspecto de atratividade da embalagem.
Afinal, antes de ser comprado, o item precisa conquistar o consumidor. Nesse quesito, a embalagem é indispensável.
Quando a embalagem cumpre a sua função visual, as empresas conseguem gerar mais receitas, além de conquistar novos públicos com frequência.
Resumidamente, a embalagem possui as seguintes funções:
- Revelar a funcionalidade dos itens de forma clara, leve e objetiva.
- Construir a identidade visual da marca.
- Estabelecer rapidamente uma conexão entre a marca e o comprador.
- Proteger a integridade e a segurança dos produtos.
- Aumentar a durabilidade dos produtos durante o tempo de prateleira.
- Ser informativa e mostrar informações relevantes ao consumidor.
Agora, conte para nós, a sua embalagem está cumprindo essas missões? Se você deseja aprimorar a qualidade das embalagens em seu negócio, continue a leitura. A Polo tem algumas dicas para você.
Como usar as embalagens para comunicar o valor do seu produto?
No mundo das embalagens, um famoso ditado popular, “a primeira impressão é aquela que permanace”, é muito verdadeiro.
É através da embalagem que consumidores em geral conhecem, aprendem e se informam sobre o produto que está disponível na gôndola. Desse modo, aprimorar o design gráfico e o formato dos pacotes é a oportunidade ideal para comunicar o valor do seu produto.
A aceitação de um produto pelo público requer também a aprovação das embalagens. Quer saber como você pode conseguir tal aprovação. Se liga nessas dicas da Polo:
- Crie um design único, inconfundível e que seja informativo ao mesmo tempo. Todo o detalhe merece atenção: tipografia, cores, textura, material, flexibilidade e o formato. Lembre-se que a embalagem deve conversar com seu cliente.
- Confie na sustentabilidade: os consumidores estão mais conscientes e muitos deles podem associar a embalagem com desperdício. Deixe claro que sua empresa tem um compromisso com o meio ambiente e que faz uso de recursos ecológicos nas embalagens.
- Lembre que as embalagens devem ser fáceis de serem manuseadas e transportadas. A experiência positiva dos clientes começa pelas embalagens.
- Use a embalagem como material publicitário, fortalecendo a sua identidade visual, tom de voz, iniciativas corporativas, promoções e portfólio de produtos.
Essas dicas são indispensáveis se você pretende alcançar a fidelização de consumidores por meio do processo de criação de embalagens otimizadas.
Na criação de novos pacotes e invólucros, não esqueça dessas dicas.
A importância do design e das matérias-primas para as embalagens
Em um estudo conduzido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), 75% das empresas que investiram em designs de embalagens inteligentes, otimizadas e funcionais reportaram um aumento em vendas.
No mesmo estudo, revelou-se que 41% das empresas também conseguiram reduzir custos. Esses dados provam que o consumidor tende a escolher embalagens considerando aspectos visuais e práticos.
Quando as empresas assumem um compromisso com a sustentabilidade, os invólucros plásticos se apresentam como as soluções ideais, devido à facilidade no processo de reciclagem, além da opção de embalagens biodegradáveis.
Ainda, atente-se para as matérias-primas das embalagens. Por exemplo, o alumínio pode causar danos ao meio ambiente, mas, ainda assim, muitas empresas ainda escolhem essa opção.
Na Polo Films, não há alumínio em embalagens e todas as nossas soluções plásticas são 100% recicláveis.
Nossa empresa é capaz de trazer segurança, eficiência e sustentabilidade às embalagens, garantindo a satisfação na hora da compra e, mais do que isso, assegurando a possibilidade de um futuro melhor.
Para melhorar a qualidade das embalagens e melhor atender o seu público, conte com a Polo Films!