Mercado 29 de Julho de 2022

Use a embalagem para conversar com seu cliente

Em mercados cada vez mais competitivos, como o varejo, a embalagem tem uma importância fundamental. Ela é mais do que uma camada de proteção aos produtos e se torna uma verdadeira comunicadora da sua marca e os valores que ela representa.

Sendo assim, a embalagem possui um poder maior do que se pode imaginar e ela tem um impacto real e significativo em suas vendas.

Imagine que um consumidor se depare com uma gôndola repleta de pacotes iguais, todos eles na cor branca, e apenas uma das embalagens é diferente. Qual você acredita que chamará a atenção dessa pessoa?

Empresas inteligentes usam a embalagem para conversar com consumidores em potencial e usam esse elemento como o meio de criar a tão desejada conexão entre o produto, o consumidor e a marca.

Sabendo da importância da embalagem para o sucesso nas vendas, a Polo Films decidiu compartilhar algumas dicas de como as marcas podem usar embalagens para conversar com o seu cliente e como criar um vínculo duradouro com consumidores através desses invólucros.

Boa leitura!

  • A função das embalagens
  • Como usar as embalagens para comunicar o valor do seu produto?
  • A importância do design e das matérias-primas para as embalagens 

 

A função das embalagens

Como é de conhecimento de todos, a embalagem tem a principal função de proteger a integridade dos produtos antes dos itens serem adquiridos para consumo.

No entanto, a embalagem possui outras finalidades, que vão desde educar o consumidor sobre o produto até divulgar os valores e cultura da empresa que a produz.

Além disso, a embalagem tem uma função que, por descuido das companhias, é frequentemente deixada de lado. É claro que estamos falando do aspecto de atratividade da embalagem.

Afinal, antes de ser comprado, o item precisa conquistar o consumidor. Nesse quesito, a embalagem é indispensável.

Quando a embalagem cumpre a sua função visual, as empresas conseguem gerar mais receitas, além de conquistar novos públicos com frequência.

 

Resumidamente, a embalagem possui as seguintes funções:

  • Revelar a funcionalidade dos itens de forma clara, leve e objetiva.
  • Construir a identidade visual da marca.
  • Estabelecer rapidamente uma conexão entre a marca e o comprador.
  • Proteger a integridade e a segurança dos produtos.
  • Aumentar a durabilidade dos produtos durante o tempo de prateleira.
  • Ser informativa e mostrar informações relevantes ao consumidor.

 

Agora, conte para nós, a sua embalagem está cumprindo essas missões? Se você deseja aprimorar a qualidade das embalagens em seu negócio, continue a leitura. A Polo tem algumas dicas para você.

 

Como usar as embalagens para comunicar o valor do seu produto?

No mundo das embalagens, um famoso ditado popular, “a primeira impressão é aquela que permanace”, é muito verdadeiro.

É através da embalagem que consumidores em geral conhecem, aprendem e se informam sobre o produto que está disponível na gôndola. Desse modo, aprimorar o design gráfico e o formato dos pacotes é a oportunidade ideal para comunicar o valor do seu produto.

 

A aceitação de um produto pelo público requer também a aprovação das embalagens. Quer saber como você pode conseguir tal aprovação. Se liga nessas dicas da Polo:

  • Crie um design único, inconfundível e que seja informativo ao mesmo tempo. Todo o detalhe merece atenção: tipografia, cores, textura, material, flexibilidade e o formato. Lembre-se que a embalagem deve conversar com seu cliente.
  • Confie na sustentabilidade: os consumidores estão mais conscientes e muitos deles podem associar a embalagem com desperdício. Deixe claro que sua empresa tem um compromisso com o meio ambiente e que faz uso de recursos ecológicos nas embalagens.
  • Lembre que as embalagens devem ser fáceis de serem manuseadas e transportadas. A experiência positiva dos clientes começa pelas embalagens.
  • Use a embalagem como material publicitário, fortalecendo a sua identidade visual, tom de voz, iniciativas corporativas, promoções e portfólio de produtos.

 

Essas dicas são indispensáveis se você pretende alcançar a fidelização de consumidores por meio do processo de criação de embalagens otimizadas.

Na criação de novos pacotes e invólucros, não esqueça dessas dicas.


 

A importância do design e das matérias-primas para as embalagens

Em um estudo conduzido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), 75% das empresas que investiram em designs de embalagens inteligentes, otimizadas e funcionais reportaram um aumento em vendas.

No mesmo estudo, revelou-se que 41% das empresas também conseguiram reduzir custos. Esses dados provam que o consumidor tende a escolher embalagens considerando aspectos visuais e práticos.

Quando as empresas assumem um compromisso com a sustentabilidade, os invólucros plásticos se apresentam como as soluções ideais, devido à facilidade no processo de reciclagem, além da opção de embalagens biodegradáveis.

Ainda, atente-se para as matérias-primas das embalagens. Por exemplo, o alumínio pode causar danos ao meio ambiente, mas, ainda assim, muitas empresas ainda escolhem essa opção.

Na Polo Films, não há alumínio em embalagens e todas as nossas soluções plásticas são 100% recicláveis.

Nossa empresa é capaz de trazer segurança, eficiência e sustentabilidade às embalagens, garantindo a satisfação na hora da compra e, mais do que isso, assegurando a possibilidade de um futuro melhor.

Para melhorar a qualidade das embalagens e melhor atender o seu público, conte com a Polo Films!