Mercado 3 de Março de 2022

Experiência da Embalagem: O Que É e Como Criar Uma

Você já ouviu falar sobre o conceito de embalagem orientada para a experiência? Se não, saiba que a chamada experiência da embalagem importa tanto quanto a vivência do produto. As porcentagens variam, mas praticamente todas as pesquisas realizadas para avaliar a importância da embalagem durante as compras concordam em um ponto: pelo menos 50% das decisões são determinadas pelo apelo dela. Então, o que você pode fazer para trabalhar uma jornada do cliente mais completa com suas embalagens? 

A resposta óbvia seria projetar uma orientada para a experiência. Fazer as pessoas começarem a amar sua marca também pela embalagem. Transformá-la em algo único. Mas como realizar isso na prática? Tudo começa com o mapeamento da jornada do cliente para daí se construir a experiência. Já tratamos aqui no Blog Da Polo sobre como uma embalagem especialmente atraente pode chamar a atenção para um produto e diferenciá-lo imediatamente dos concorrentes na prateleira. No entanto, atrair um consumidor é apenas o primeiro passo na criação desta experiência.

Dedicar tempo e pensar cuidadosamente na confecção de uma embalagem pode ser uma grande oportunidade para criar clientes fiéis e impressionados. Construir uma marca é desenvolver a fidelidade do consumidor, que se torna recorrente e referência para construção de resultados. E por que a embalagem é tão essencial? A resposta é simples: o que seu cliente vê primeiro é importante, porque uma primeira impressão é rápida para se formar e lenta para mudar. Se um consumidor está impressionado com sua embalagem, é mais provável que ele tenha uma mentalidade de que o que vem a seguir é de alta qualidade.

Como A Embalagem Conta Sua História

Qualidade, preço, valor e prestígio, em última análise, ajudam a aumentar a satisfação e a fidelidade do cliente. No entanto, o primeiro passo é fazer com que o consumidor perceba o produto, pegue-o em uma prateleira movimentada, manuseie-o e se envolva com ele. Aqui, vários fatores devem ser considerados ao tentar atrair a atenção das pessoas com suas embalagens nos pontos de venda. 

Um visual atraente, com uso de cores em consonância com o tipo de produto comercializado, e um material de boa textura são imprescindíveis, afinal, para alguns produtos a embalagem é mais manuseada do que o próprio conteúdo. Por isso, o material precisa ser confortável de se ter em mãos, ser fácil de segurar e agradável ao tato, como é o caso das embalagens confeccionadas com plásticos flexíveis, que além de excelente textura permitem arranjos gráficos de alto padrão e chamativos. 

Mas este é só o começo da história quando o assunto é criar uma experiência da embalagem. O consumidor mudou e é preciso ficar atento às suas demandas como, por exemplo, a necessidade de informação. Não estamos tratando aqui dos esclarecimentos regulatórios, que são obrigatórios principalmente na indústria de alimentos e bebidas. Estes incluem ingredientes, precauções de segurança, contraindicações etc.

Estamos tratando aqui de dados adicionais, aqueles especialmente fornecidos para se dialogar com segmentos-alvos. Por exemplo, o produto é orgânico? É transgênico? É livre de conservantes? Sua produção envolveu testes com animais? Essas informações importam para muita gente e sua divulgação é mais um passo para criar uma boa experiência e estreitar relações. Não esqueça, no entanto, de buscar o equilíbrio. Quando se trata de informações em embalagens, fornecer pontos pertinentes é legal, mas sem sobrecarregar o consumidor. 

Ser Sustentável Para Não Decepcionar

Hoje já não dá para falar de experiência da embalagem sem adicionar a variável sustentabilidade à equação. Muitos clientes esperam pacotes ecológicos e um impacto ambiental menor. Não é mais tendência, mas fato que as demandas em relação à produção e ao consumo sustentáveis estão crescendo e não há como escapar desta realidade. E a embalagem, definitivamente, impacta a percepção do consumidor sobre o tema. 

Fato também é que quando se trata de embalagem, a maioria das empresas se concentra em duas prioridades: como isso levará os consumidores ao meu produto e quanto custará. Para alguns, a sustentabilidade é uma terceira preocupação menos importante. Atitude que pode se tornar um tiro no pé para quem busca criar uma boa experiência para a marca. O material utilizado para a produção da embalagem é reciclável ​​ou reutilizável? Poderia ter sido usado menos insumo em sua confecção? Estas perguntas estão na mente do consumidor e é bom você ter uma resposta a elas. 

Enquanto muitas empresas estão fazendo grandes progressos na implementação de embalagens sustentáveis, ainda existem negócios, grandes e pequenos, na contramão da boa experiência com seus produtos. Por exemplo, embalagens grandes demais em relação ao conteúdo embalado podem causar uma má impressão às pessoas. Inevitavelmente o consumidor se pergunta: Mas por que tanto desperdício de material? Uma embalagem excessivamente grande de batatas chips contendo apenas 120g de produto pode chamar a atenção na prateleira, mas gerar decepção a seguir.  

Escolha Inteligente

Ao pensar em sua marca considere-a uma experiência, que começa na embalagem. Orientando-se neste sentido, o pacote de seu produto passa a contribuir de forma decisiva para enriquecer toda essa jornada. Naturalmente, cada marca é diferente e precisará achar suas próprias soluções em busca da simpatia do consumidor. O primeiro passo aqui é a escolha inteligente do material a ser utilizado na confecção desta embalagem.

Um exemplo que já até virou piada de comediante é a dificuldade em se abrir determinados pacotes. As pessoas estão cientes de que a principal função da embalagem é proteger o produto, mas ninguém quer ter de brigar com ela para chegar ao que interessa. Materiais como o plástico flexível protegem, mas permitem acesso fácil, evitando aborrecimentos. Também são recicláveis e ainda podem vir com tecnologias embarcadas que transformam a experiência do consumidor na melhor possível, caso das linhas b-flex (biodegradável) e FlexProtec (antimicrobiana).

A verdade é que o papel da embalagem é cada vez mais diretamente proporcional à credibilidade de uma marca. Por isso, nós da Polo Films acompanhamos tendências de mercado, mudanças de hábitos de consumo e investimos na mais avançada tecnologia para ajudar nossos clientes a promover a melhor experiência da embalagem para seus consumidores. Porque é assim que fazemos nossa parte para que você tenha a melhor experiência com a gente.