Mercado 21 de Janeiro de 2022

De Volta para o Futuro: A Embalagem Ainda Tem Muita História para Contar

Ela é onipresente e está na vida de quase todas as pessoas do planeta - a menos que você more em uma caverna no meio do nada. A embalagem está nas coisas de que os seres humanos precisam para sobreviver: alimentação, saúde, cuidados pessoais... Tudo isso está empacotado. Mas como será o futuro? Como os produtos que consumimos estarão acondicionados daqui a alguns anos? Convidamos você a embarcar agora em nosso DeLorean e descobrir o que vem por aí quando o assunto é embalagem. 

Nossa viagem começa pela Inteligência Artificial (I.A.), e isso porque ela é uma das principais tecnologias capazes de promover uma ruptura sem precedentes nos padrões estabelecidos nos próximos anos, modificando consideravelmente o modo de funcionamento das organizações e as relações de consumo. A serviço do consumidor, a I.A. já é capaz de transformar a experiência de compra através de recursos que permitem analisar informações sobre os produtos, como a checagem de valores nutricionais e dados de origem. Mas ela ainda promete ir muito além.

Embalagem Inteligente

Engenheiros e técnicos trabalham hoje no desenvolvimento de microssensores que serão embarcados nas embalagens do futuro para monitorar os ambientes externo e interno e informar a quem produz e a quem consome sobre o estado real de um produto desde sua origem até a mesa do consumidor. Estes sensores serão capazes de medir a temperatura, a umidade relativa do ar e avaliar a intensidade de aroma e o frescor de um alimento, indicando se está bom para ser consumido, independente de sua data de validade. 

Hoje o prazo de validade é baseado em experimentos de armazenamento, mas sempre levando em consideração uma margem de segurança, o que leva a inevitáveis perdas. Estes sensores inteligentes serão capazes de avaliar objetivamente se um produto ainda é consumível, mesmo que já tenha vencido. “Não jogue fora, mesmo que já tenha expirado a data de validade”. Ou, por outro lado: "Este produto deveria durar mais duas semanas, mas foi exposto a temperaturas que o fizeram perder suas características de consumo”. Estas seriam algumas mensagens que as embalagens inteligentes forneceriam.

Essas superembalagens ainda não são realidade nas prateleiras e gôndolas de supermercado, mas serão. O custo da tecnologia e alguns desafios ainda precisam ser superados, como encontrar um sensor que possa ser usado para uma ampla gama de produtos, afinal, cada item se comporta de forma diferente durante o armazenamento. Um biscoito sofre com a oxidação de gordura enquanto outros produtos com o crescimento de bactérias. Para cada tipo de produto alimentar, você precisaria de um tipo de sensor específico ou de um capaz de detectar muitas variáveis ao mesmo tempo. Além disso, a integração desta tecnologia às embalagens também pode ter efeito negativo na capacidade de reciclagem, outro desafio a ser contornado.  

Assistente Personalizado

Continuando nossa viagem ao futuro, imagine a seguinte situação. Você vai ao supermercado e decide comprar um pacote de arroz arbóreo. Você compra e diz: “Não sei como preparar um prato com ele”. Daí escaneia um QR Code na embalagem que conecta seu celular a um programa de Inteligência Artificial. Este interage com os algoritmos de seu aparelho em tempo real, faz um exame rápido de suas preferências e não só indica um risoto de limão siciliano (porque combina mais com você), como o ensina a fazer e diz quais ingredientes ainda faltam comprar. 

Parece coisa de filme de ficção científica, mas não é. Diferente de carros voadores e outras previsões que não se tornaram realidade, embalagens interativas serão cada vez mais comuns. Nas últimas décadas, pesquisas em áreas como a neurociência e a economia comportamental permitiram que cientistas hackeassem humanos e adquirissem uma compreensão muito melhor de como tomamos decisões. Constatou-se que todas as nossas escolhas, desde comida até a pasta de dente que usamos, resultam não de um suposto livre-arbítrio, e sim de bilhões de neurônios que calculam probabilidades numa fração de segundos. 

Soluções de I.A. envolvem um agrupamento de várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros que conseguem simular capacidades humanas ligadas à inteligência. Por exemplo, o raciocínio, a percepção de ambiente e a habilidade de análise para a tomada de decisão. Assim, esta tecnologia será capaz de analisar estes padrões e ajudá-lo a decidir, ou então decidir por você.

O Céu é o Limite

Outra frente de avanços no setor em embalagens será na logística, especialmente na área de e-commerce. Um exemplo são as embalagens ligadas à chamada Internet das Coisas (IoT). Elas serão capazes de se comunicar tanto com o fornecedor quanto com o consumidor, fornecendo-lhes dados relevantes em tempo real. Você poderá ver onde a embalagem está em um determinado momento, qual a sua temperatura e se ela foi aberta ou não. 

Por outro lado, a IoT também ajudará a indústria de embalagens a acelerar sua transição para práticas sustentáveis, aprimorando a cadeia de suprimentos e o gerenciamento de estoque, otimizando rotas de distribuição e rastreando produtos durante o trânsito. Recursos de I.A. serão capazes de prever a demanda e o consumo e agilizar o processo de fabricação, reduzindo desperdícios. Também será possível a geração soluções alternativas de embalagem, diminuindo-se sua complexidade e os recursos necessários para confeccioná-la.

Embarcando em nossa máquina do tempo e voltando ao ano de 2022, a conclusão a que chegamos é de que a distância entre presente e futuro está cada vez menor graças aos avanços tecnológicos incessantes. O amanhã nunca esteve tão próximo, logo ali, e nele certamente não faltará a embalagem contando uma nova história.