Mercado 14 de Janeiro de 2022

A Psicologia por Trás da Embalagem: Conversando com o Subconsciente do Consumidor

Imagine um cliente que nunca ouviu falar, viu ou experimentou seu produto. Ele se vê diante de uma prateleira repleta de opções e escolhe justamente sua marca entre muitas outras. Esta decisão que fez toda a diferença para você levou apenas uma fração de segundos e se deu graças à embalagem. Seu pacote pareceu particularmente atraente ou distinto entre os demais e, por isso, está agora nas mãos desse hipotético consumidor, que quer saber mais. Bem-vindo ao mundo da psicologia da embalagem.

Quando seu produto está alinhado em uma prateleira com seus concorrentes diretos lado a lado, o que faz um cliente escolher o seu em vez dos outros? Parte disso se deve à lealdade à marca. Preço, ingredientes, composição ou práticas de fabricação e fontes éticas têm seu peso. Mas quando se retiram essas variáveis da equação, sobra para a embalagem, com seu design, textura, cores e tipografia o papel de atrair o consumidor e levá-lo à decisão. E esta escolha aparentemente deliberada é mais inconsciente do que pode parecer.  

O uso da psicologia no desenvolvimento de embalagens tem impacto tangível em como os clientes percebem os produtos. Embalagens bem projetadas oferecem uma ferramenta promocional e valor de conveniência para o usuário, muitas vezes dizendo mais sobre o produto em si do que sua descrição elaborada. Em primeiro lugar, os consumidores prestam mais atenção à aparência. Isso significa que, se algum pacote parecer particularmente atraente ou distinto entre os demais, é mais provável que eles se interessem por seu conteúdo. 

Flexível em Todos os Sentidos

Escolher a embalagem ideal para um produto vai muito além de uma simples questão de gosto. É decisão estratégica para as empresas, que nas embalagens plásticas flexíveis encontram uma série de vantagens que tornam esta solução imbatível quando o assunto é a soma de qualidade, sustentabilidade, economia e satisfação do cliente. Mas este tipo de embalagem vai além, permitindo aos fabricantes explorar brilho, cor e tipografia de diferentes formas para atrair os consumidores. 

Um dos elementos mais imediatamente perceptíveis da embalagem de um produto é a cor. Cores têm ressonância emocional, além de servirem para reforçar a identidade da marca. Elas não servem só como atrativo, mas são capazes de evocar certas emoções que podem ser diferentes dependendo da identidade da sua marca. Por exemplo, o vermelho inspira paixão, o azul é relaxante e calmante, o verde remete à natureza. Pense na mensagem que você deseja passar e use uma cor que comunicará essa mensagem. Em se tratando de embalagens plásticas flexíveis, o céu é o limite.  

Muito Além da Cor

A cor é apenas uma faceta do design da embalagem. Pacotes não servem apenas para conter e proteger seu conteúdo, existem para serem tocados, para serem manuseados. Para alguns produtos, a embalagem é mais manuseada do que o próprio conteúdo, por isso a textura do material precisa ser confortável de ter em mãos, ser fácil de segurar e agradável ao tato. Além disso, um produto com embalagem destinada a ser aberta e descartada deve ser simples para minimizar o desperdício e a impressão de desperdício. Em todos os casos, a embalagem plástica flexível sai na frente por reunir estas características.  

Cor e textura são importantes, mas a tipografia utilizada nos textos dispostos na embalagem também não fica atrás. A psicologia por trás da escolha das fontes desempenha um papel importante na forma como os clientes percebem o produto. Uma fonte ornamentada vai dar um ar de elegância, enquanto uma que é decorativa será perfeita para um produto divertido ou infantil. A tipografia ajuda uma marca a se posicionar; as fontes escolhidas e a maneira como os textos são redigidos na embalagem informam às pessoas o tipo de marca que você é.

É a tipografia que direciona os olhos dos clientes em torno da embalagem. Mais do que informar, a disposição dos textos em uma embalagem funciona como estratégia de marketing inteligente para concentrar a atenção dos clientes no nome da marca e no tipo de produto, mais do que nos ingredientes e instruções, por exemplo. Decisões tipográficas estão relacionadas à chamada hierarquia de informação, uma vez que em qualquer design, algumas coisas precisarão ser lidas primeiro, com informações secundárias depois. 

A embalagem de seu produto é um elemento central da sua marca e é o que o diferencia da concorrência na prateleira. Conheça seu público e suas percepções e contrate profissionais especializados para desenvolver este verdadeiro cartão de visitas que abre portas e conquista mentes. Se alguém perguntar o segredo do sucesso, Freud explica.