Mercado 10 de Dezembro de 2021

Tendências para Setor de Alimentos em 2022 Pautam Rumos da Embalagem

Todo dia bilhões de pessoas em todo o mundo fazem escolhas sobre alimentação. Decisões triviais que geram padrões e desenham uma cultura alimentar - diferente em cada país e até mesmo em regiões de uma mesma nação. São mudanças nestes padrões que determinam as tendências que ajudam a guiar este e outros setores da economia, como a indústria de embalagens, que necessariamente precisa se adequar às demandas dos fabricantes de alimentos.

Já existem, inclusive, negócios especializados em mapear o que se come, quando, como e por quê. É o caso da indiana Spoonshot, empresa de inteligência e inovação no setor de alimentos.  Presente nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, a companhia usa inteligência artificial para identificar novas necessidades em alimentação, rastrear movimentos, desenvolver conceitos e transformar dados em oportunidades de inovação para a indústria alimentícia.

A consultoria, que tem entre seus clientes gigantes como o McDonald's, criou um sistema de inteligência artificial batizado de Food Brain, o "Cérebro da Comida". O sistema se baseia em 28 mil fontes de dados, incluindo as redes sociais. Tudo o que é de domínio público e que esteja relacionado a alimentos é checado: blogs, notícias, fóruns, receitas, cardápios, produtos, estudos sobre o agronegócio, artigos científicos etc. 

O que a inteligência artificial faz depois é unir os pontos chegando às tendências. Paralelamente a sistemas vanguardistas como o Food Brain, as boas e velhas pesquisas de mercado continuam boas fontes de informações, mesmo que seu raio de ação seja mais restrito. Em um setor de concorrência acirrada, entender o que deseja o consumidor e acompanhar as tendências é condição imprescindível para sair na frente dos concorrentes. 

Confira a seguir algumas tendências para o mercado alimentício em 2022: 

Sinergia Alimentar em Alta

Como já apontamos aqui no Blog da Polo em outros artigos, diversos estudos têm apontado uma maior procura do público por alimentos com benefícios saudáveis diversos, com destaque para o aumento da imunidade e vantagens para o coração. A tendência, diretamente relacionada à saúde, foi fortemente influenciada pela crise sanitária, segundo relatório da Spoonshot.

O conceito de sinergia alimentar se refere à maneira como a interação entre nutrientes originários de diferentes alimentos aumentam as defesas do organismo. Segundo a consultoria, depois que estudos preliminares mostraram que pessoas com melhor imunidade estavam menos sujeitas a sofrer os efeitos severos da covid-19, houve um aumento de interesse por alimentos que combinassem nutrição ao aumento da resistência do organismo. 

"Up-cycling e Sustentabilidade 

Esta é uma tendência que se refere ao processo de fabricação. Up-cycling é, por definição, o reaproveitamento ou reutilização de objetos, produtos, matérias-primas e outros componentes. No caso do setor de alimentação, as empresas vão procurar maneiras cada vez mais sustentáveis de utilizar seus subprodutos (o que "sobra" dos processos de manufatura) para aplicá-los em outros processos ou até mesmo fabricar novos produtos.

O up-cycling se insere dentro do escopo maior da sustentabilidade. Pesquisas realizadas aqui e no mundo evidenciam uma tendência clara dos consumidores: a grande maioria afirma considerar uma marca que invista em sustentabilidade em seus processos produtivos. Parte deste público, inclusive, se mostra disposto a pagar preço maior por um item produzido por uma empresa ambientalmente responsável.

Produtos Vegetarianos e Veganos

É inegável que a pandemia despertou condutas alimentares mais saudáveis na população. Pesquisa global encomendada pela Herbalife Nutrition e realizada pela OnePoll, em outubro de 2020, denominada Hábitos Alimentares na Pandemia, constatou que 47% dos brasileiros começaram a tomar consciência sobre a necessidade de adotar novos hábitos alimentares. 

Esse novo cenário levou ao aumento do número de pessoas em busca de um estilo de vida menos prejudicial à saúde. E as dietas vegetarianas e veganas se tornaram mais populares por isso. Portanto, pratos e produtos plant-based serão ainda mais procurados pelos consumidores. A tendência, agora, é usar os alimentos de origem vegetal como ingrediente principal dos pratos, por isso a expectativa é que os produtos vegetarianos se tornem cada vez mais comuns na indústria de alimentos.

A Comida do Autocuidado

Se para muita gente embarcar no vegetarianismo ou veganismo soa improvável, isso não significa que este público não esteja atrás de alternativas mais sadias. Quando se trata de comida, a alimentação saudável será cada vez mais solicitada, com forte influência do veganismo. Muitas pessoas não se tornarão veganas, é verdade, mas passarão a consumir alimentos e produtos com certificação vegana, ou seja, que não envolvem maus-tratos ou exploração de animais. 

Produtos com a chancela artesanal ou que de alguma forma proporcionem ao consumidor a sensação de autocuidado estarão em destaque em 2022 e ocupando cada vez mais as prateleiras. A sensação de cuidar de si tem se tornado um imperativo para o consumidor e será uma aposta muito provável para aumentar as vendas do próximo ano.

Embalagem Alinhada às Tendências

Todo o horizonte que se descortina para 2022 afeta o mercado de embalagens diretamente. As razões são fáceis de entender. O papel da embalagem passa a ser diretamente proporcional à credibilidade de uma marca quando o conhecimento dos ingredientes que compõem um produto e aspectos de segurança passam a ser decisivos no processo de decisão de compra. 

Com o consumidor passando a prestar mais atenção a detalhes como condições de higiene, armazenamento e sustentabilidade, a Polo Films está ainda mais ciente de seu papel neste cenário que vai determinar o futuro do alimento e da embalagem. Por isso, acompanha todas as tendências do mercado, mudanças de hábitos de consumo e investe na mais avançada tecnologia para atender seus clientes.