Bebidas Não Alcoólicas em Alta Pedem Atenção Redobrada com Rotulagem
A seção de bebidas de um supermercado é um verdadeiro campo de batalha. Lá, lado a lado, estão produtos diversos tentando vencer a guerra do corredor de compras ao chamar mais a atenção do que o concorrente. Atrair o consumidor é a missão, o objetivo maior, e a arma nesta disputa é o rótulo. Ele é a primeira coisa que o cliente vê e seu poder de atração é determinante, podendo fazer a diferença entre o consumidor escolher um produto ou seu concorrente.
No mercado de bebidas alcoólicas, principalmente as de alto padrão, o rótulo sempre foi um recurso para chamar a atenção e imprimir status ao produto. Mas esta atenção especial, com utilização de uma ampla gama de recursos visuais para conquistar o consumidor, ganha espaço agora também entre as bebidas não alcoólicas. E isso porque rótulos embelezados ou com aparência premium são diferenciais atrativos que oferecem oportunidades únicas para se envolver diretamente com os clientes e transmitir efetivamente uma história em torno da marca.
Produção Se Sofistica
As bebidas não alcoólicas estão em alta, e isso tem a ver com o comportamento das novas gerações, mais preocupadas com a saúde. Nos Estados Unidos, pesquisa da Nielsen já apontava em 2019 que metade das pessoas com idade entre 21 e 34 anos estava tentando beber menos. Na Austrália, a ingestão de álcool alcançou nos últimos anos seu ponto mais baixo desde a década de 60 - queda causada quase inteiramente pela redução do consumo entre os jovens. Na Alemanha e na Inglaterra, nações conhecidas pelo alto consumo de cerveja, houve diminuição deste hábito no dia a dia de adolescentes e jovens adultos.
Enquanto ganha escala, a produção se sofistica. A variedade de sabores e opções disponíveis é grande. A área de venda de bebidas não alcoólicas está entre as que mais crescem nos supermercados. Já há varejistas dedicando corredores inteiros a refrigerantes, fermentados, probióticos, chás, sucos, energéticos e às chamadas bebidas funcionais que, além de não alcoólicas, contêm ingredientes selecionados por seus potenciais de promoção da saúde e bem-estar. A pandemia, por sua vez, intensificou esta tendência, com consumidores dispostos a comprar produtos que ofereçam benefícios à saúde imunológica, física e mental.
O Marketing por Trás do Rótulo
É amplamente conhecido que se um consumidor pegar um item nas mãos é mais que provável que o coloque na cesta. E nesta hora decisiva, o rótulo tem uma função importantíssima. Primários ou secundários, eles são fundamentais para o produto, por serem um misto de cartão de visitas e fonte de informação. Os rótulos primários vêm na face de apresentação, geralmente contendo imagens e cores de alta qualidade para aumentar o apelo e atrair a atenção. Já os secundários são complementares, estão na parte de trás do produto e contêm informações importantes, uma exigência cada vez maior do consumidor.
O fato é que o rótulo é uma peça de promoção e marketing, tendo o poder muitas vezes de comercializar o produto por conta própria. Os consumidores podem ser atraídos por um rótulo atrativo, bem elaborado e informativo e acabar comprando determinado item. E com a tecnologia atual e os avanços na impressão, os rótulos agora são usados ainda mais como estratégia de marketing, podendo promover interatividade para capturar a atenção do consumidor e conectá-lo mais facilmente às marcas.
A pressão sobre o rótulo para causar impacto nos clientes agora é maior do que nunca. Um aumento na população global – que deve chegar a 10 bilhões em 2050 – e uma crescente busca por ingredientes orgânicos e opções de estilo de vida mais saudáveis são uma tendência crescente, principalmente entre os consumidores mais jovens. O contexto vem abrindo espaço para inúmeras marcas de nicho, que estão desafiando os players globais estabelecidos à medida que conquistam uma presença crescente no mercado.
Mais do que garantir que a marca se destaque na prateleira, um bom rótulo precisa ficar. Não só bem aderente ao vasilhame, mas também na mente do consumidor. A aparência do produto, a história de sua marca e a forma como ela é contada ganharam importância significativa. E a expressão desta autenticidade passa pelo rótulo, que ao somar bons materiais a um design e combinação de tintas e vernizes de alta qualidade são capazes de proporcionar apelo estético único a bebidas não alcoólicas.
As Quatro Letras do Rótulo Eficiente
Ao considerar o design de um rótulo é importante decidir também qual material será usado para a confecção deste rótulo. E em se tratando de bebidas, nenhum material é mais eficiente que os filmes de polipropileno biorientado (BOPP), por serem resistentes à umidade e variações de temperatura sem modificar sua aparência.
Rótulos confeccionados com BOPP podem ser utilizados com uma ampla gama de sistemas de impressão, além de o material ser capaz de proporcionar uma rotulagem inovadora, atraente, com possibilidades estéticas infinitas, agregando à bebida uma aparência graciosa e um acabamento limpo.
O rótulo de uma bebida é elemento central da marca e é o que a diferencia da concorrência na prateleira. Conhecer o público-alvo, suas percepções e estilo de vida é essencial para que profissionais especializados desenvolvam um rótulo eficiente que abra portas e conquiste fãs. O BOPP para brindar ao sucesso inevitável a Polo Films garante.