Bússolas apontando para futuras possibilidades
As tendências são importantes porque envolvem mudanças nos comportamentos e crenças humanas. Saber as principais inclinações do mercado de alimentos nos coloca em posição privilegiada para ler os sinais do setor, inovar e desenvolver embalagens que ajudem as marcas a se conectarem com as novas demandas.
Segundo uma pesquisa americana, um em cada quatro consumidores procura benefícios saudáveis nos alimentos, com destaque para perda de peso, valores energéticos, saúde digestiva, aumento da imunidade e vantagens para o coração.
Por outro lado, a crescente conscientização das pessoas em relação às causas ambientais colocou o tema sustentabilidade em destaque. Consumidores adotam cada vez mais uma perspectiva ambiental e social ao comprar, procurando produtos e marcas que estejam alinhados a seus valores.
A pandemia aumentou as desigualdades e a maioria dos brasileiros segue preocupada em fazer o dinheiro valer a pena, selecionando produtos com base no preço, qualidade e conveniência. Em paralelo, o número de consumidores orientados por um propósito cresce cada vez mais. Gente disposta a mudar seus hábitos de compra para reduzir impactos no ambiente, bem como para aumentar sua segurança alimentar.
Neste contexto de mudanças e perspectivas, a indústria de embalagens tem sua bússola para encontrar soluções e, a seguir, destaco alguns desafios e iniciativas:
Sustentabilidade: Embora a reutilização de embalagens ainda tenha um longo caminho a ser percorrido - uma vez que demanda mudanças em regulamentações, infraestrutura e até mesmo na educação e maneira como lidamos com embalagens -, outras iniciativas estão mais avançadas. Na reciclagem, por exemplo, muitas embalagens usam estruturas laminadas que dificultam o processo e, neste sentido, saem na frente as soluções monocamadas ou laminadas com materiais que permitam facilmente o reaproveitamento, tais como as estruturas BOPP+BOPP e PP+BOPP. Outro avanço são os filmes biodegradáveis, como a linha b-flex da Polo Films, que apresentam um processo de decomposição mais rápido com evidências testadas e aprovadas nos Estados Unidos.
Confiança e transparência: A credibilidade de uma marca, o conhecimento dos ingredientes que compõem seu produto e seus benefícios são impactantes no processo de decisão de compra. Igualmente importante é o despertar da consciência que veio com a pandemia. Passamos a prestar mais atenção ao processo de produção de um produto, condições de higiene e armazenamento. Recentes pesquisas internacionais retratam a dificuldade dos consumidores em saber se as escolhas alimentares que fazem são ambientalmente sustentáveis. Aumentar a transparência para atender às crescentes demandas éticas e ambientais destes consumidores é fundamental.
Embalagens interativas e inteligentes: Soluções já existentes, como o QR Code, códigos de barras invisíveis e tecnologias de comunicação que permitem uma maior interação, melhor narrativa e transparência com os consumidores. Outro ponto de destaque é que as tecnologias de geomonitoramento e rastreabilidade já estão sendo adotadas por grandes multinacionais de alimentos para garantir que as matérias-primas utilizadas sejam de origem ambiental e socialmente responsáveis.
Dada sua versatilidade e função na proteção de produtos, as embalagens flexíveis continuarão sendo importantes. Os novos produtos e tecnologias permitem proporcionar uma melhor experiência para os clientes, algo fundamental na medida em que os valores e propósitos estão se tornando tão importantes quanto o valor de um produto.