Como fazer seu produto se destacar na gôndola
Apesar de não parecer importante, a exposição de produtos em lojas físicas é um fator determinante no momento da compra.
Para provar a veracidade dessa afirmação, podemos citar um claro exemplo. Pense em alguém que vai ao mercado com pressa. Quais produtos você acha que essa pessoa vai escolher?
Certamente, aqueles que mais se destacam no campo de visão do consumidor. Sendo assim, se você deseja impulsionar vendas, pense primeiro em maneiras para destacar a sua embalagem, diante das várias opções disponíveis em uma prateleira.
A Polo preparou esse conteúdo especialmente para você que quer fazer seu produto se destacar na gôndola, bem como explicar a importância das embalagens na missão de captar a atenção dos consumidores.
Vamos lá!
- Os níveis das gôndolas
- A embalagem importa
- Dicas da Polo: como atrair a atenção dos consumidores?
Os níveis das gôndolas
Acima de tudo, as gôndolas têm a principal função de manter uma relativa organização dos itens expostos para venda. Entender como essa organização funciona ajudará você a entender como usar os espaços da gôndola ao seu favor.
As gôndolas possuem cinco níveis, sendo eles:
Acima do campo de visão: nesse espaço, são expostos produtos de baixa procura, pois estão fora do campo de visão das pessoas e fora do alcance das mãos.Não é um espaço de destaque relevante.
Ao nível dos olhos: é o espaço mais cobiçado na exposição de produtos. Afinal, o consumidor não precisa fazer esforço nenhum para “encontrar” os produtos. A maior parte das compras por impulso acontece nesse nível.
Altura da cintura: fora do campo de visão, porém ao alcance das mãos. Tal como acontece no nível anterior, esse espaço é voltado à exposição de itens de alta procura e com maiores margens de lucratividade.
Abaixo da cintura: esse espaço é como o primeiro que explicamos. Não está no campo visual, tampouco no alcance das mãos. Produtos mais acessíveis e de baxo custo são posicionados nessa área.
Chão: produtos pesados demais são posicionados no chão, por questões funcionais mesmo.
Agora que você conhece os níveis de exposição de produtos, você poderá usar esse conhecimento para fazer seu produto se destacar na gôndola.
A embalagem importa
Geralmente, os produtos são organizados de forma categórica. Isso quer dizer que o seu produto está competindo por atenção, de forma direta, junto com itens semelhantes.
Desse modo, é preciso pensar naquela famosa primeira impressão. O que faz o seu item ser mais especial do que os outros? Qual é o diferencial? Quais as vantagens que ele oferece, e os outros não?
São muitos aspectos que irão ser levados em conta pelo consumidor. Apenas lembre-se: o comprador pensa rapidamente. Tudo o que ele precisa é de poucos segundos para tomar a decisão.
Diante disso, afirmamos com propriedade que a embalagem importa. Se o consumidor retirou seu pacote da gôndola para examiná-lo melhor, é por mérito da confguração da embalagem.
Quando não há preço, preferência por marcas ou composição do produto, é a embalagem que fará com que o comprador tome uma decisão. Estamos falando do design do pacote, cores, símbolos, logomarcas, tipografia, texturas e informações relevantes sobre o produto.
No mundo das gôndolas, o ditado popular “a primeira impressão é a que fica” é muito verdadeira. Reflita sobre isso se quiser impulsionar vendas.
Dicas da Polo: como atrair a atenção dos consumidores?
De embalagens, a Polo Films entende. Por isso, queremos deixar algumas dicas que podem fazer o seu produto se destacar na gôndola:
O visual da embalagem importa, mas pense que a sua utilidade também é um fator fundamental. Sendo assim, adote embalagens flexíveis e práticas.
O consumidor de hoje é extremamente responsável. As pessoas se preocupam sim com sustentabilidade e esse critério também é levado em consideração pelos consumidores. Embalagens que são encaradas como desperdício são deixadas nas gôndolas.
Use as cores, formatos e letras estrategicamente. Além de transmitirem a força da sua marca, esses fatores são considerados pelos consumidores, mesmo sem eles terem consciência disso.
Suas embalagens são facilmente manuseadas? A textura não é muito lisa, a ponto de inibir que ela seja tocada? Não é muito ríspida, a ponto de ser desconfortável? Reflita sobre como a embalagem afeta não só o visual, mas o tato também.
Os textos das embalagens devem estar organizados. Essas informações estão nas embalagens para tirar dúvidas dos consumidores, não criar novas.
Sua embalagem deve conversar com o público que deseja atrair. Se o público-alvo for crianças, por exemplo, a embalagem pode ser mais colorida e com menos texto. Já os adultos preferem que as informações relevantes sejam fáceis de encontrar.
A higiene das embalagens e o seu armazenamento são outros critérios, geralmente esquecidos pelas empresas, mas que impactam profundamente na decisão de compra.
Fazer com que seus produtos se destaquem na gôndola não é uma tarefa fácil. É realmente um desafio se sobressair quando o seu produto está em competição direta com itens semelhantes.
Essas dicas da Polo, com certeza, irão facilitar essa missão.