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Blog Polo Films Aug. 6, 2021

Confira as 10 Principais Tendências do Setor de Alimentos em 2021

No contexto das rápidas mudanças impostas pela pandemia, e de preocupação cada vez maior dos consumidores com questões sustentáveis, o Innova Market Insights divulgou seu relatório anual Top Ten Trends para 2021. Como era de se esperar, transparência, sustentabilidade, saúde, nutrição personalizada e à base de plantas estão no topo da agenda e permeiam as tendências de crescimento para os próximos anos. 

O estudo observou que, embora a pandemia tenha reforçado a atenção do consumidor na saúde, impulsionando o crescimento de alimentos e ingredientes que favorecem o bem-estar pessoal, a atenção agora está no cenário pós-covid: Como esses novos comportamentos moldarão o futuro da indústria de alimentos e bebidas?

A empresa multinacional de pesquisa de mercado acompanha as tendências de alimentos há mais de 25 anos e apresenta anualmente um relatório das 10 principais tendências. Com base em sua última pesquisa de consumo, denominada Innova Consumer Survey 2020, essas são as orientações do mercado alimentício para 2021:

 

1 – Transparência: a Bola da Vez 

A transparência é a grande vencedora no Top Ten Trends do Innova Market Insights. A procura por marcas éticas, limpas e sustentáveis continuará demandando mais e mais franqueza. O Innova destaca que a transparência dominará a demanda do consumidor em 2021. Portanto, investir na clareza de informações para atender às demandas éticas, ambientais e de rótulos limpos dos consumidores é fundamental. Neste sentido, espera-se que as marcas que investem na comunicação transparente, em suas variadas formas criativas e significativas, tenham sucesso. A diretora da Innova Market Insights, Lu Ann Williams, destacou que o interesse do consumidor em obter um estilo de vida mais saudável está se ampliando e que por isso o interesse em verificar o conteúdo dos rótulos aumentou. 

 

2 – Plant Based em Evolução

Os produtos “baseados em plantas” já eram uma das tendências do mercado, embora de forma mais tímida e com crescimento mais lento. Contudo, devido à crescente popularidade, eles acabaram por se tornar um fenômeno global. A tendência aponta que os produtos plant based ganhem uma fatia maior de mercado, se expandindo para novas categorias. Com o passar dos anos, a procura por alimentos originados de plantas aumenta cada vez mais, uma vez que as pessoas procuram por alternativas mais saudáveis e nutritivas. Essa demanda crescente fará com que sejam necessários mais avanços na área, como novas alternativas e o desenvolvimento de proteínas vegetais para a criação desses produtos.

 

3 - Alimentos Sob Medida

A alimentação personalizada está em destaque à medida que os consumidores procuram opções de alimentos e bebidas que se adaptem a seus estilos de vida únicos. Estes esperam uma abordagem particularizada da alimentação, com inovações tecnológicas, lançamentos constantes e experiências sensoriais emocionantes, proporcionando a oportunidade para os estilos de vida personalizados se estenderem ao consumo de alimentos e bebidas. O esperado é que as demandas para esses múltiplos jeitos de ser e de consumir sejam atendidas de forma mais personificada e única. Os consumidores não querem mais que os produtos sejam genéricos, eles esperam algo pessoalizado.
 

4 - Alimentação Omnichannel

Uma experiência omnichannel dá ao consumidor a possibilidade de realizar uma compra pelo canal que desejar (online, físico ou um mix dos dois), sem ruídos de comunicação. As pessoas estão em busca de conveniência, experiências mais ricas e prazeres acessíveis. O covid-19 deu aos consumidores mais tempo para ficar em casa, experimentar e aprimorar suas habilidades culinárias. O aumento da demanda por comida caseira cresceu e, consequentemente, o uso de kits de refeições e de ingredientes mais sofisticados, resultando em novas experiências alimentares. Pessoas comuns estão se arriscando cada vez mais na cozinha e, por esse motivo, procuram por ingredientes e temperos diferentes que antes só tinham contato quando frequentavam restaurantes. 

 

5 – Saúde e Imunidade

Não é preciso lembrar o quanto a saúde se tornou uma inquietação no último ano devido à pandemia. Esta preocupação continuará sendo umas das prioridades dos consumidores, que irão buscar bebidas e alimentos que contribuam diretamente para a melhoria de sua imunidade. O Innova Consumer Survey descobriu que seis em cada dez consumidores globais buscam por alimentos e bebidas que fortaleçam sua saúde imunológica; com um em cada três afirmando que suas preocupações com a saúde aumentaram em 2020 em relação a 2019. Neste sentido, ingredientes que aumentam a imunidade terão papel significativo nos próximos anos, enquanto a pesquisa e o interesse na nutrição personalizada, como formas de fortalecer a imunidade, serão acelerados. No contexto, ingredientes que tenham esse papel terão uma procura muito maior. Na categoria, podemos considerar desde alimentos naturais até os que são alterados por meio de engenharia alimentar para aumentar suas propriedades nutricionais. 

 

6 – Hacking de Nutrição

A melhoria dos alimentos por meio da ciência deixou de ser um mito para se tornar algo cotidiano. Aqui entram os produtos fortificados e os suplementos alimentares. De acordo com o Innova Consumer Survey, 80% dos consumidores acreditam no progresso em alimentos e bebidas por meio da ciência. A tecnologia atende à demanda por produtos com maior valor nutricional ou sustentabilidade, ou melhor impacto ético. Apesar de parecer contraditório, os consumidores estão dispostos a comprometer a naturalidade por um produto que atenda às suas necessidades dietéticas, embora alguns ainda tenham a naturalidade como prioridade.

 

7 – Saúde Mental

Por termos enfrentado tempos tão desafiadores, física e mentalmente, cresceu a preocupação com o humor e a saúde mental dos consumidores, que buscam por soluções cada vez mais saudáveis para atingir esse objetivo. A saúde mental é mais importante do que nunca, com 44% dos consumidores dizendo que tomaram medidas específicas para melhorar seu bem-estar mental e emocional. Os adaptógenos agora são promovidos como tendo benefícios para reduzir o estresse e melhorar o bem-estar mental. Adaptógenos são plantas atóxicas utilizadas para ajudar o corpo a resistir a todos os tipos de estresse, sejam físicos, químicos ou biológicos. Essas ervas e raízes têm sido usadas há séculos nas tradições de cura chinesa, mas hoje estão passando por um renascimento mundial.

 

8 – Mistura de Produtos

Caminhando junto às novas tecnologias, podemos citar a mistura de produtos alimentícios com o objetivo de criar sensações e experiências para o paladar. Aqui as tendências colidem e dão origem à inovação híbrida. Produtos interessantes e mistos são criados para os consumidores. No Innova Consumer Survey, 60% das pessoas consultadas disseram estar interessadas ​​em novas experiências sensoriais de sabor, textura ou cor. 

 

9 – Nostalgia Moderna 

De onde vêm os produtos? Segundo o Innova essa é uma pergunta frequente, junto com o anseio por segurança e proteção. A nostalgia moderna é sobre tendências globais que ganham reformulação local ou sobre algo que faz o consumidor se sentir seguro e protegido, mas também é modernizado. Esta nova visão do mercado alimentício acabou por permitir a releitura de produtos considerados clássicos. Um exemplo é reinventar sabores ou adicionar ingredientes exóticos a um produto familiar. Com a inserção de ingredientes incomuns aos produtos que consideramos tradicionais, abrimos espaço para novas experiências sem nos desvincular das sensações de segurança e familiaridade atreladas ao consumo de algo já conhecido.

 

10 – Eu, Meu Principal Influenciador

Uma das estratégias de marketing mais utilizadas na atualidade é a divulgação de produtos por meio de influenciadores de opinião nas mídias sociais. Contudo, boa parte dos consumidores relata não confiar nas opiniões expressadas por estes influenciadores sobre os produtos promovidos. Segundo o levantamento, 40% dos consumidores disseram não acreditar que blogueiros e influenciadores sejam honestos sobre os produtos que promovem. Possuindo mais informações técnicas e científicas sobre esses alimentos, os consumidores acabarão por olhar com mais critério para esses influenciadores, estabelecendo uma opinião mais sólida e embasada por si só.

 

Novo Consumidor, Novos Tempos

As empresas que combinarem essas tendências irão, sem dúvida, chamar a atenção dos consumidores que estão procurando por alimentos que forneçam mais do que apenas o sustento básico. Atenta a estes indicativos, a Polo Films sabe que todas estas mudanças têm impacto direto no setor de embalagens flexíveis. Por isso, se mantém atualizada e preparada para atender às demandas dos fabricantes nacionais e internacionais, oferecendo as soluções ideais para estes novos tempos de consumo consciente.