Sustentabilidade 27 de Setembro de 2022

Entenda como as estações do ano impactam os produtos e as embalagens

Entenda como as estações do ano impactam os produtos e as embalagens 

A sazonalidade é um fator muito importante para qualquer segmento da economia. Isso porque esse fator é responsável por regular a demanda de certos produtos em algumas épocas específicas do ano.

Sendo assim, as empresas que não consideram esse elemento podem sofrer grandes prejuízos ou perder oportunidades únicas de vendas.

Para exemplificar, é muito fácil concluir que o consumo de água mineral é muito maior nos meses de verão. Por outro lado, no inverno, os antigripais são os medicamentos mais vendidos em farmácias.

Essas duas situações funcionam muito bem para entender como a sazonalidade controla a demanda do consumidor e as razões pelas quais as empresas e indústrias devem ficar atentas aos ciclos das estações.

Isso é válido especialmente quando falamos sobre embalagens. O modo como os produtos são embalados tem um impacto direto nos itens em si, garantindo um grau de proteção maior durante o tempo de prateleira.

Com o intuito de explicar esse tema com mais profundidade, preparamos esse conteúdo informativo, que trará detalhes e dados relevantes sobre o quanto a sazonalidade impacta qualquer modelo de negócio.

Boa leitura!

 

Entendendo a sazonalidade

A indústria de alimentos: qual é a importância da embalagem flexível?

A sazonalidade em datas comemorativas e eventos: um fator fundamental para potencializar resultados

Entendendo a sazonalidade

Primavera, verão, outono e inverno são as quatro estações do ano e completam um ciclo anual completo, com início, meio e fim. Contudo, a sazonalidade é bem mais complexa que isso.

Seria tudo mais simples se tudo pudesse ser resolvido com uma consulta ao calendário, não é mesmo?

Porém, o que define uma demanda sazonal é o comportamento dos consumidores e o clima no curto prazo.

Por exemplo, em julho, um mês de inverno, podemos ter dias quentes e ensolarados. Isso significa que é o momento de colocar mais itens para churrasco nas prateleiras e geladeiras do mercado?

Na verdade, não. Apostar em um estoque como esse pode gerar um grande desperdício, pois não haverá demanda o suficiente. Afinal, as temperaturas logo vão cair, voltando ao seu nível natural da estação mais fria do ano.

Esse é apenas um exemplo prático para entender como as sazonalidades precisam ser levadas em consideração durante o planejamento estratégico e estocagem de determinados itens.

Desse modo, qualquer empresa deve considerar os seguintes elementos ao se preparar para a sazonalidade:

Aumentar a assertividade das previsões: Estude profundamente os comportamentos que o consumidor teve no passado para realizar o planejamento do futuro.

Prestar atenção na estocagem: Nessa etapa, as embalagens flexíveis são primordiais para garantir a integridade dos itens no tempo de prateleira.

Isolar padrões sazonais de vendas promocionais: Às vezes, determinados itens têm um aumento nas vendas, mas isso não quer dizer que temos uma demanda sazonal.

Monitorar produtos sazonais para estabelecer um estoque de segurança: Alguns produtos vendem mais em determinadas épocas do ano. É o caso do café nos meses de inverno. Procure usar embalagens BOPP para conservar melhor o produto.

Alinhar estratégias de marketing com a sazonalidade: As campanhas de divulgação ajudam no melhor controle da demanda, especialmente em períodos específicos do ano.

Com essas dicas e planejamento, será possível aproveitar a sazonalidade para impulsionar vendas. 

 

A indústria de alimentos: qual é a importância da embalagem flexível?

Toda a nossa experiência atuando junto com a indústria de alimentos nos mostrou que há um objetivo comum entre elas: a redução de desperdícios.

Essa foi uma das maiores motivações para termos desenvolvido a nossa linha de embalagens flexíveis BOPP, capazes de assegurar a qualidade de itens alimentícios, ao protegê-los durante o tempo de prateleira.

A sazonalidade pode ser um motivo para o desperdício de alimentos, uma questão que foi minimizada por meio de embalagens flexíveis.

Ao proteger os alimentos contra a umidade, a luz e o calor, a embalagem flexível ajuda na redução de desperdícios, bem como permite aos pontos de venda um controle maior sobre as mudanças de ciclos, sejam eles sazonais ou conectados às demandas dos consumidores.

Além disso, agora que o consumidor está cada vez mais antenado para o consumo de produtos naturais, com menos conservantes, uma demanda impulsionada pela chegada da primavera e do verão, a embalagem flexível é ainda mais importante.

Quem cumpre o papel da conservação é a embalagem, responsável por evitar a deterioração precoce de alimentos e o desperdício.

Nada melhor do que optar por embalagens flexíveis para se adaptar à sazonalidade.

 

A sazonalidade em datas comemorativas e eventos: um fator fundamental para potencializar resultados

Outro ponto importante da sazonalidade é estabelecido pelas datas comemorativas. O Natal, a Páscoa, Dia das Mães ou Dia dos Pais e muitas outras ocasiões especiais também definem o comportamento do consumidor.

Nessas épocas, eles procuram por produtos específicos e personalizados. Na Páscoa, por exemplo, há a procura pelos tradicionais ovos de chocolate. Com o intuito de preservar a crocância, é importante optar por uma embalagem flexível.

Já no Natal, temos o panetone, que exige um processo de conservação ainda maior. Outra data, mas a solução é a mesma: usar a embalagem flexível para prolongar a vida útil do alimento. 

Esses exemplos ilustram muito bem como a embalagem é fundamental para que as empresas possam surfar na onda da sazonalidade e alavancar resultados.

Ainda, em datas em que trocar ou dar recordações aos outros é costume, como o Dia dos Namorados, Dia das Crianças e datas dedicadas às profissões, como o Dia dos Professores, a procura por filmes para presentes também é maior.

Já imaginou não considerar esses eventos no planejamento estratégico? É uma grande oportunidade de vendas!

Mais uma vez, quem cumpre o papel primordial para aproveitar as altas temporadas de vendas é a embalagem. 

Por meio da criatividade, é possível uma maior personalização do produto, o que é a solução ideal para a venda em ocasiões especiais, como as datas comemorativas específicas.

Estar preparado para vender em qualquer estação do ano é um grande desafio,  O segredo está nas embalagens temáticas e personalizadas, as quais, ao mesmo tempo que encantam, são capazes de proteger o produto.

A sazonalidade é um excelente impulsionador de vendas para quem sabe como lidar com os ciclos do mercado e as constantes mudanças na demanda.