O Futuro das Embalagens é Agora
Engana-se quem pensa que a indústria fabricante de embalagens está parada no tempo. Como quase todos os setores econômicos do mundo, o universo das embalagens está em franca expansão e investindo pesado em tecnologia para surpreender e evitar danos ao meio ambiente. Sensoriais, comestíveis, biodegradáveis, informativas, as embalagens do futuro já se fazem presentes e estão cada vez mais modernas e capazes de chamar a atenção dos consumidores das formas mais criativas.
As novidades no setor surgem do empenho de empresas que investem em pesquisas e na criação de novos tipos de embalagens mais inventivas, funcionais e, o principal, mais respeitosas com o meio ambiente. Toda esta diligência tem razão de ser. No Brasil, por exemplo, as embalagens ocupam a maior parte da lixeira e, infelizmente, uma parcela ínfima deste lixo é reciclada. O contexto pede reavaliação do consumo individual, mas também embalagens que cumpram suas funções sem impactos negativos ao planeta.
Quando pensamos no que o futuro reserva para as embalagens, é sempre válido ver onde a embalagem estava ontem e onde está hoje, incluindo todos os pontos positivos, negativos e quais melhorias são necessárias e urgentes. Existem muitas tendências claras sinalizando o que deve pautar as ações dos fabricantes, como a já mencionada sustentabilidade, mas também o comércio eletrônico, conceitos de design, personalização, economia de alimentos, logística e comunicação com o consumidor.
Sustentabilidade: A Bússola
Dentre as muitas influências que vem sofrendo o mercado das embalagens, nenhuma tem mais reverberação do que a preocupação com o impacto ambiental. Nos últimos anos se intensificou o interesse nas pautas que envolvem sustentabilidade, especificamente neste setor. Isso vem se refletindo em ações regulamentadoras por parte dos governos ao redor do mundo, nas atitudes do consumidor e nos investimentos dos donos das marcas.
A União Europeia foi pioneira ao propor ações voltadas para a chamada economia circular, concentradas principalmente nos cuidados com os resíduos plásticos de uso único. A partir daí, uma série de estratégias começaram a ser pensadas para lidar com o problema, incluindo a substituição dos plásticos convencionais por materiais alternativos, investimento no desenvolvimento de polímeros biodegradáveis, incremento na pesquisa e fabricação de embalagens mais fáceis de processar na reciclagem etc.
Economia de Alimentos
Uma grande porcentagem de todo alimento produzido no mundo acaba não sendo consumido por motivos diversos, e ajudar a minimizar este desperdício é outro importante desafio para o setor das embalagens - área na qual a tecnologia pode ter grande impacto. Uma das opções para reduzir perdas de alimentos é otimizar o formato das embalagens. Quanto mais adaptáveis e estáveis são, mais seguro será o transporte e armazenamento dos produtos em estoques e pontos de venda.
Para aumentar a vida útil de carnes, vegetais e outros alimentos, muitas empresas passaram a investir também na modificação da atmosfera no interior da embalagem. Isso significa retirar a maior parte do oxigênio e introduzir uma mistura de gases (nitrogênio e dióxido de carbono na maioria dos casos) para inibir a proliferação de micro-organismos e fungos. Para acompanhar esta tendência, a indústria de embalagens trabalha para garantir segurança para estes e outros processos.
Outras modernizações no setor trazem avanços nos materiais que impedem a entrada ou a fuga de substâncias capazes de alterar características e propriedades do produto embalado. Filmes metalizados, de polietileno de alta densidade ou com resinas acrílicas, por exemplo, podem produzir uma verdadeira barreira que garante o frescor do alimento e sua consequente durabilidade.
Crescimento do E-commerce
O mercado global de varejo online continua a crescer vertiginosamente, impulsionado pela expansão da internet e dos smartphones. Os consumidores estão comprando cada vez mais produtos em sites e surge daí uma demanda elevada por soluções de embalagem capazes de transportar mercadorias com segurança através dos canais de distribuição mais complexos.
Mais pessoas estão conectadas e consumindo produtos como alimentos, bebidas e farmacêuticos pela internet. Este boom do mercado eletrônico fez crescer a busca por embalagens que sejam convenientes e portáteis, sendo o setor de plásticos flexíveis um dos principais beneficiados por este crescimento.
Por outro lado, o aumento do número de pessoas morando sozinhas fez surgir um perfil de consumidor - especialmente os grupos mais jovens – que tende a fazer compras com mais frequência, em quantidades menores. Estas “famílias de uma pessoa só’ vêm impulsionando o crescimento do varejo em lojas de conveniência, além de aumentar a demanda por formatos de embalagens menores e mais convenientes.
Cada vez mais consumidores fazem compras pelos meios digitais e esperam ter uma experiência positiva em todo o processo. Além do design da embalagem, que deve servir para reforçar a marca e seus valores, a resistência é crucial para que o produto chegue de maneira íntegra até este consumidor.
Quem Consome quer Praticidade
Um dos fatores que impulsionaram o mercado de embalagens nos últimos anos foi a maior participação da mulher no mercado de trabalho e o crescimento da urbanização, o que impactou diretamente nos deslocamentos nas grandes cidades. Por outro lado, a pandemia fez crescer o trabalho home office e muitas empresas já consideraram manter o formato mesmo passada a crise sanitária mundial causada pelo coronavírus.
Uma das consequências deste “novo normal” é a demanda por alimentos que permitam economia de tempo na hora de prepará-los. O Relatório de Estilo de Vida dos Brasileiros, da consultoria Mintel, já apontava em 2016 que 28% dos consumidores tendiam a cozinhar mais em casa do que comer fora, o que sinalizava a tendência. Com isso, espera-se que o aumento no volume do mercado varejista de produtos diversos e alimentos de conveniência, como refeições prontas, permaneça em alto nos próximos anos.
Os consumidores buscam produtos cuja embalagem identifique claramente o alimento e com o máximo de informações sobre ele. Além disso, querem embalagens que sejam fáceis de abrir e não dificultem o acesso ao produto. Por se tratar de um material leve, que apresenta imensa versatilidade de formas, de impressão e resistência mecânica adequada, as embalagens de plástico se apresentam como alternativa prática para embalar alimentos e dar estas respostas ao mercado.
Evolução Tecnológica e Credibilidade
Novas tecnologias e o avanço da mobilidade estão cada vez mais presentes na vida das empresas e dos consumidores. Estima-se, por exemplo, que 50% dos norte-americanos estejam interessados em escanear embalagens dos alimentos para aprender mais sobre a procedência do que estão consumindo. Embora o preço ainda tenha peso maior nas decisões de compra dos consumidores, a confiança na marca também desempenha papel fundamental. Com isso, as empresas têm a chance de alavancarem a credibilidade, criar lealdade e ampliar o portfólio de produtos bem além das categorias tradicionais.
De maneira geral, as embalagens atuais estão sendo desenvolvidas para entregar conveniência, segurança e funcionalidade aos consumidores - mantendo alimentos saudáveis e perfazendo processos que sejam mais sustentáveis e circulares. Nessa jornada pela atenção do consumidor, além do design, ganha importância também a comunicação mais clara e que ajude as pessoas a fazerem suas escolhas de compra melhor e de forma mais consciente. O desafio é criar produtos que os consumidores anseiam e, ao mesmo tempo, pensar no ciclo de vida destes produtos. Neste contexto, as embalagens inteligentes têm potencial para se tornarem as queridinhas do mercado.
Polo Films: o Futuro das Embalagens é Agora
A Polo Films orgulha-se de fazer parte deste grupo seleto de empresas que está criando e apresentando ao mercado avanços no setor de embalagens. Isso só é possível porque o conceito de sustentabilidade permeia todo o processo de gestão da Polo Films. Em busca de atenuar os problemas originados pela ainda tímida reciclagem, coleta e descarte adequados no país, a empresa investe na elaboração de soluções tecnológicas, como os plásticos biodegradáveis que se degradam com muito mais rapidez e podem ser usados para a geração de energia limpa.
O carro-chefe da Polo Films é a linha b-flex de filmes BOPP biodegradáveis. De perfil eco-friendly, o material possui a mesma eficiência do plástico comum na conservação das propriedades físicas dos itens embalados. No entanto, vai muito além atendendo aos anseios de empresários que sabem que seus clientes estão cada vez mais conscientes e atentos às ações de sustentabilidade das empresas.
Para saber mais sobre a linha b-flex de filmes biodegradáveis, clique aqui.