Sustentabilidade 29 de Abril de 2022

Saúde alimentar, sustentabilidade e gourmetização ditam as regras nos supermercados; saiba por quê

Tendências no mercado de alimentos não surgem de uma hora para outra, mas vão se estabelecendo aos poucos, ganhando terreno e se firmando até deixarem de ser propensão para virarem convenção. Mas o fato é que este decurso de tempo tem sido encurtado pelos recursos tecnológicos de comunicação, responsáveis por disseminar predileções e costumes muito rapidamente. Por outro lado, acontecimentos imprevisíveis também podem acelerar este processo, como foi o caso da pandemia do coronavírus.

Como já apontamos aqui no Blog da Polo em outros artigos, muitos levantamentos têm apontado uma maior procura do público por alimentos com benefícios saudáveis, com destaque para o aumento da imunidade e vantagens para o coração. A tendência, diretamente relacionada à saúde, foi fortemente influenciada pela crise sanitária recente, principalmente depois que estudos preliminares mostraram que pessoas com melhor imunidade estavam menos sujeitas a sofrer os efeitos severos da covid-19.

O resultado disso foi o aumento considerável da procura por alimentos que combinassem nutrição ao aumento da resistência do organismo. O fato é que a pandemia despertou condutas alimentares mais saudáveis, o que só fez reforçar que já era tendência há algum tempo. E, ao identificar o crescimento na demanda para este mercado, empresas vêm investindo em ações inovadoras para manter-se cada vez mais próxima de seus clientes, oferecendo, além de produtos, soluções para auxiliá-los nesta jornada de mudanças de hábitos alimentares.

 

Alimentação alternativa

Essa consciência coletiva que alimenta a tendência por produtos mais saudáveis tem a ver com uma mudança de comportamento em que a alimentação passa a ser pautada não apenas pelo sabor, como ocorreu por muito tempo, mas também por aspectos nutricionais e impactos ambientais. Não à toa, o mercado começou a perceber nos veganos, vegetarianos e “flexitarianos” (pessoas que diminuíram o consumo de produtos de origem animal, mas não os cortaram definitivamente da dieta), um grande nicho a ser explorado e atendido.

Mas quem produz laticínios e carnes não precisa entrar em pânico. Apesar de produtos vegetais estarem em alta, a maioria das pessoas está pouco disposta embarcar em radicalismos e eliminar itens de origem animal de sua dieta para sempre. Os chamados “flexitarianos” são comedores curiosos de plantas, que não estão prontos para desistir completamente da carne, do leite e seus derivados. Mas vale o alerta: este público quer mais do que qualidade, ele quer empresas que respeitem o bem-estar dos animais e o meio ambiente. 

Produtos alimentícios com a chancela artesanal, que não tragam danos à natureza em seu processo produtivo e que de alguma forma proporcionem ao consumidor a sensação de autocuidado estão em destaque e ocupando cada vez mais as prateleiras, e o cenário deve permanecer o mesmo nos próximos anos. A sensação de cuidar de si mesmo e do planeta tem se tornado um imperativo para o consumidor e será uma aposta muito provável para aumentar as vendas do próximo ano.

 

O mercado gourmet

Outros itens alimentícios que continuam em alta em 2022 são os chamados produtos gourmet. De sorvetes a hambúrgueres, estes comestíveis com um quê a mais crescem ao atender a uma fatia importante do público - especialmente das classes A e B - que contam com pessoas em busca de alimentos diferenciados e de qualidade superior à média. 

A gourmetização segue sendo forte tendência, com suas comidas e bebidas de propostas mais elaboradas, mesmo diante da recessão econômica causada pela pandemia. E isso ocorre porque o consumo na sociedade contemporânea está cada vez mais atrelado à criação de identidade, com consumidores dispostos a pagar mais pela mesma quantidade de produto apenas para se diferenciar entre os seus.

A oferta de alimentos edulcorados e experiências gastronômicas aos clientes é reflexo de uma mudança cultural na qual comer virou uma forma de entretenimento. A gourmetização se utiliza do desejo de consumo, igual para todos. No entanto, a capacidade de comprar os itens sonhados não é igual para todo mundo e ter o poder de adquirir e consumir este ou aquele alimentício sofisticado imprime status à pessoa.

 

Embalagem acompanha tendências

Todo este horizonte de tendências e costumes afeta o mercado de embalagens diretamente. As razões são fáceis de entender. O papel da embalagem passa a ser diretamente proporcional à credibilidade de uma marca quando o conhecimento dos ingredientes que compõem um produto, aspectos de segurança e informações sobre sustentabilidade passam a ser decisivos no processo de decisão de compra. 

A Polo Films está ainda mais ciente de seu papel neste cenário que vai determinar o futuro do alimento e da embalagem. Por isso, acompanha todas as tendências do mercado, mudanças de hábitos de consumo e investe na mais avançada tecnologia para atender com competência seus clientes.