Setor de Embalagens Enfrenta Volta à “Normalidade” Repleta de Desafios
Nada será como antes em 2022. É consenso em todo o mundo que a crise sanitária causou mudanças profundas nos hábitos de consumo e estas vieram para ficar. Transformações que continuarão a causar estragos na capacidade das marcas em prever o que está por vir, mas oferecerão oportunidades para aqueles capazes de acompanhar a evolução das demandas dos consumidores. Contexto no qual a embalagem dos produtos tem papel de destaque.
Depois de dois anos enfrentando incertezas, as pessoas estão cansadas, cautelosas com seus gastos e acostumadas a redefinir constantemente suas expectativas e adaptar seus padrões de atividade. Em 2022, estes consumidores continuarão testando novas maneiras de atender às suas necessidades, e seus novos comportamentos darão origem a novas economias, independente do arrefecimento ou não da pandemia.
O Produto Como Válvula de Escape
Para a norte-americana Forrester, o medo persistente em relação à saúde física e financeira, junto com o otimismo moderado para uma recuperação pós-pandemia, levará os consumidores a buscar marcas, produtos e experiências que proporcionem uma sensação imediata - mesmo que momentânea - de felicidade, conforto e alívio. A empresa de pesquisa e consultoria aponta um 2022 de consumidores atrás de marcas que proporcionam felicidade e comodidade instantâneas.
Estas pessoas se voltarão para produtos e experiências edificantes e agradáveis que ofereçam alívio do cansaço da incerteza contínua. Isso significa recorrer àqueles itens que despertam a alegria, de comida a produtos de higiene e cuidados pessoais. Esta experiência do usuário, que sempre começa pela embalagem, passa agora a ser um pilar nesta nova realidade de mercado, o que obriga as organizações modernas a enxergar tudo sob uma nova perspectiva, adicionando à equação variáveis que antes não eram levadas em conta.
Novos Hábitos Alimentares
Se antes tínhamos um consumidor passivo e muito influenciado pela propaganda e marketing das empresas, atualmente esse público transformou-se em um usuário ativo e com poder de decisão muito maior. A pandemia despertou nas pessoas uma preocupação mais acentuada com a saúde e o bem-estar. Mais gente, que antes não se preocupava tanto com a qualidade nutricional e segurança dos alimentos, vem buscando uma alimentação prática e saudável, produzida por empresas que dão atenção às questões de segurança e sustentabilidade.
A Whole Foods Market, unidade de negócios da Amazon.com Inc., divulgou entre suas tendências para 2022 um crescimento do consumo de alimentos à base de plantas, naturais e funcionais. Segundo as projeções do grupo, os consumidores passarão a priorizar produtos alimentícios e bebidas que proporcionem benefícios adicionais e promovam uma sensação de bem-estar. Alternativas mais saudáveis, como alimentos ricos em nutrientes, fibras, vitaminas e capazes de contribuir com o aumento da imunidade, preservação da saúde cardiovascular etc. serão destaque.
Comportamento On-line
Ainda de acordo com as previsões da consultoria Forrester para 2022, a referência para a adoção e uso de tecnologia pelo consumidor mudou. 49% das pessoas no Reino Unido e mais de 60% nos Estados Unidos admitiram ter feito transações de compra on-line pela primeira vez durante a pandemia. Mesmo a parcela desses consumidores que antes não eram entusiastas do mundo digital admitiram aos pesquisadores a intenção de dar continuidade aos comportamentos on-line que adquiriram durante a pandemia. Entre os consumidores brasileiros, 47% fizeram sua primeira compra digital no período da pandemia, segundo dados da NeoTrust, empresa de Inteligência de mercado especialista em e-commerce.
Como resultado, mais consumidores têm expectativas maiores de que as experiências digitais funcionem bem. Embora desejem a volta à normalidade, eles também esperam que as empresas se empenhem na construção de uma experiência on-line bem-sucedida e sustentável para o cliente a partir de agora. Para se ter uma ideia, seis em cada dez consumidores nos Estados Unidos e no Reino Unido esperam que as empresas organizem seus recursos digitais para preparar uma resposta melhor no caso de seus países mergulharem em outra emergência de saúde pública futuramente.
Tudo Começa na Embalagem
Todo o panorama descrito até agora afeta o mercado de embalagens diretamente. Relatório da Grand View Research Inc. prevê que o tamanho do mercado global de embalagens flexíveis deva chegar a US$ 293,03 bilhões até 2022, crescendo 4,7%. Segundo o relatório da consultoria norte-americana, a crescente demanda pelo produto no setor de alimentos e bebidas deve estimular o crescimento do mercado ao longo do período previsto.
As razões são fáceis de entender. Além de facilitar o transporte e manuseio, a embalagem plástica flexível representa uma barreira física que protege o alimento do ar, luz, umidade e micro-organismos em geral. Seu papel neste “novo normal” passa a ser diretamente proporcional à credibilidade de uma marca. O conhecimento dos ingredientes que compõem o produto e aspectos de segurança passaram a ser decisivos no processo de decisão de compra.
Com o consumidor passando a prestar mais atenção a detalhes como condições de higiene, armazenamento e praticidade, a Polo Films está ainda mais ciente de seu papel neste cenário que vai determinar o futuro da embalagem. Por isso, acompanha todas as tendências do mercado e mudanças de hábito de consumo para levar a mais avançada tecnologia aos seus clientes. Soluções em embalagens que permitam se adequar às exigências destes novos tempos, oferecendo a segurança tão almejada pelos consumidores do “novo normal”.