Supermercados: Adequando-se às Tendências de um Novo Tempo
Considerado serviço essencial durante a pandemia do coronavírus, os supermercados tiveram papel de destaque na crise sanitária e assistiram à mudança repentina nos hábitos de consumo dos brasileiros. Neste mês em que se comemora o Dia Nacional do Supermercado, reunimos as principais tendências que vão guiar o setor nos próximos anos na busca por satisfazer as necessidades desses clientes do “novo normal”, mais exigentes e ativos na hora de comprar.
Em um setor de concorrência acirrada, se destacar não é mais uma questão de escolha, mas de sobrevivência. Por isso, entender o que deseja o consumidor e acompanhar as tendências é condição imprescindível para sair na frente dos concorrentes. A satisfação do cliente é o fator crucial para o sucesso da operação e deve estar no radar das empresas, que precisam estar atentas aos mínimos detalhes sob pena de ver o cliente ir comprar no vizinho.
Levantamento realizado pela consultoria Bain & Company, que ouviu duas mil pessoas em maio deste ano, mostrou que 54% dos consumidores fizeram sua primeira compra de alimentos e produtos para o lar de forma totalmente digital durante a pandemia. Isso, claro, não significa que este contingente deixará de frequentar as lojas físicas, mas sinaliza que este público vai exigir cada vez mais uma experiência diferente e atrativa para que opte por ir à loja ao invés de comprar pela internet.
Outros estudos, por sua vez, mostram a intensificação de uma outra tendência decorrente da pandemia: a maior procura do público por alimentos naturais e com benefícios saudáveis, com destaque para perda de peso, valores energéticos, saúde digestiva, aumento da imunidade e vantagens para o coração. Aumentar o número de opções destes tipos de alimentos nas gôndolas é garantia de não deixar de lado essa fatia crescente do público.
Confira a seguir cinco tendências do setor supermercadista para 2022:
1 - E-commerce: Ele Veio Para Ficar
Esta é provavelmente a principal tendência do varejo para os próximos anos. Isso porque, com a pandemia, as pessoas precisaram procurar formas de fazer compras sem sair de casa. Portanto, para os supermercados, considerar a possibilidade de criar uma loja virtual deixou de ser supérfluo. Nela o cliente precisa ser capaz de navegar facilmente entre os diferentes setores, encontrar aquilo que procura sem demora e ter segurança na hora de efetuar seus pagamentos. Ainda falando de e-commerce, para quem mira um público mais jovem é necessário investir também em um aplicativo, permitindo ao cliente fazer as compras através dele, afinal, a nova geração opta por resolver praticamente tudo pelo celular.
2 - Automação: A Tecnologia a Favor do Tempo
Em pleno século 21, e com tanta tecnologia à disposição, não investir para tornar a rotina de trabalho mais fácil é um erro que pode custar caro. A automação comercial é uma realidade estabelecida e hoje existem diversas empresas especializadas em desenvolver sistemas de gerenciamento e gestão exclusivos para supermercados. Tempo é dinheiro e conseguir realizar diferentes tipos de controle de forma rápida e eliminando erros humanos virou necessidade. A automação evita perder horas fazendo o controle de estoque, entrada e saída de produtos e a administração financeira, além de permitir acesso rápido a informações relacionadas ao perfil de compras de cada cliente.
3 - Omnichannel: Tudo Junto e Misturado
Este é um conceito que tem se tornado mais presente na vida de consumidores pelo mundo e, sem dúvida alguma, veio para ficar. Omnichannel quer dizer “em todos os canais” e, quando trazemos a concepção para o mundo varejista, significa dizer que o cliente consegue acessar informações e fazer as compras de diferentes formas. Por exemplo, a pessoa pode comprar pelo aplicativo, pagar pelo produto em qualquer loja da rede e retirar o item comprado na loja que seja mais conveniente para ele. Com clientes cada vez mais conectados, muitos supermercados já consideram a possibilidade de implementar essa estratégia em suas lojas.
4 - Alimentação Saudável: A Dieta que Pede Passagem
Como mencionado no início deste artigo, esta é outra tendência do setor que se estabeleceu. Com a pandemia exigindo mais tempo em casa, as pessoas procuraram desenvolver novas habilidades, e cozinhar foi uma das principais. O resultado foi a diminuição de alimentos processados e ultraprocessados na dieta, que se tornou mais saudável. De olho neste público, os supermercados estão investindo em setores destinados a produtos saudáveis, oferecendo uma boa diversidade de itens e marcas. Além disso, planejam e executam estratégias de marketing voltadas para esses produtos e seus consumidores.
5 - Experiência de Compra: O Diferencial Essencial
Clientes bem atendidos, que fazem suas compras em um ambiente agradável e têm pessoas atenciosas e dispostas a resolver seus problemas, serão clientes fiéis à marca. Para conseguir sucesso com essa estratégia, supermercados apostam em ações de marketing sensorial, que visam despertar e aguçar os sentidos dos clientes. Isso pode ser feito de várias maneiras, como por exemplo por meio da implementação de uma rádio ou TV interna personalizada, boa iluminação dos corredores, degustação de produtos, ambiente limpo, organizado e acolhedor etc. O fato é que por mais que o preço dos produtos seja importante para atrair o consumidor, sem um bom atendimento e um bom ambiente as chances de o cliente retornar ao supermercado podem ser pequenas.
Embalagens Flexíveis: Adaptadas aos Novos Tempos
O supermercado como o conhecemos está mudando, mas o que não muda é a onipresença das embalagens plásticas flexíveis em suas gôndolas e prateleiras. Basta uma breve circulada pelos corredores e seções de um dos 91.351 estabelecimentos do gênero no Brasil para perceber a presença maciça dos filmes plásticos em embalagens de alimentos diversos, produtos de higiene pessoal e rótulos. Preferidas do público, elas também são uma mão na roda para estes estabelecimentos, ocupando menos espaços em estoques e facilitando o dia a dia dos empresários do setor.
As transformações na economia e no perfil dos consumidores trazem uma série de desafios para os supermercados. Quebra de paradigmas, integração de processos, adoção de tecnologias e alterações bruscas nas jornadas de consumo são apenas alguns deles. Acompanhado estas mudanças, o setor de embalagens continua a provar sua versatilidade. Novos produtos e tecnologias embarcadas nas embalagens permitem proporcionar uma melhor experiência para os clientes, algo fundamental na medida em que os valores e propósitos estão se tornando tão importantes quanto o próprio produto.