Tendências para embalagens em 2023: crescimento do mercado de snacks
O mercado de snacks - os famosos salgadinhos - é extremamente diversificado e popular no mundo todo.
Snacks são opções para lanches rápidos, para se ter em casa, para aproveitar num momento de lazer ou para levar na mochila numa viagem…
Apelativos pelo sabor, a tendência agora é que os snacks saudáveis permaneçam em alta, seguindo os hábitos de consumo que vem sendo impulsionados pela pandemia que, segundo a Mintel, fez com que o consumidor passasse a buscar uma vida mais saudável, no geral.
O que inclui uma alimentação mais saudável também.
E o mercado de snacks está atento a esta transformação nada sutil, de maneira que tem se preparado para atender ao consumidor cada vez mais exigente.
De fato, a segmentação do mercado de snacks é muito grande, compatível com a diversidade de seu público.
Esta segmentação está dividida em tipos, como os salgadinhos congelados, salgadinhos salgados, salgadinhos de frutas, salgadinhos de confeitaria, salgadinhos de padaria e outros tipos; em canal de distribuição, como supermercados/hipermercados, lojas de conveniência, lojas de varejo on-line e outros canais de distribuição; e geolocalização, como América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico, América do Sul e Oriente Médio e África.
Segundo o relatório Mercado de Lanches - crescimento, tendências e previsões (2023-2028) da Mordor Intelligence, o tamanho e as previsões para o mercado de salgadinhos é avaliado em milhões de dólares para todos os segmentos que mencionamos.
Esta expansão tem como mola propulsora a pandemia, que resultou em muitas oportunidades de crescimento para players privados do mercado de snacks.
Houve um crescimento na demanda por lanches inovadores pois os lanches são uma fonte rápida e conveniente para quem busca se alimentar de forma tanto prática e, seguindo a tendência dos snacks saudáveis, quanto nutritiva.
Segundo o relatório da Mordor Intelligence, mundialmente, a quantidade de mulheres trabalhadoras independentes e famílias de dupla renda têm aumentado.
E isto faz com que a demanda por alimentos de conveniência, como os snacks, cresça.
O lanche saudável está sendo considerado a alternativa mais próxima da alimentação normal, que pode ser consumida a qualquer momento.
De forma muito direta, esta tendência tem forte impacto no mercado de embalagens flexíveis, uma vez que o aumento na produção de snacks aumenta também a demanda por embalagens.
E não apenas uma demanda comum, mas uma demanda que envolve qualidade e sustentabilidade.
Os consumidores estão atentos quanto à proteção e conservação dos alimentos que escolhem consumir.
A sustentabilidade também é uma causa que o consumidor tem passado a defender cada vez mais, e que influencia suas decisões de compra.
Afinal, a busca por um estilo de vida mais saudável, como consequência das mudanças de hábito impulsionadas pela pandemia, envolve um conjunto de comportamentos que já vinham sendo observados em uma parcela da população mundial e que só tende a aumentar: a valorização de marcas que se preocupam com o meio ambiente e com questões sociais.
Por isso, escolher alimentos saudáveis e escolher marcas sustentáveis são comportamentos comuns hoje em dia e é imprescindível que os players tenham isto em mente ao pensar suas parcerias, estratégias e produção.
Com o grande número de oportunidades de crescimento geradas pelo crescimento do mercado de snacks, aumenta também a concorrência no setor e, com isso, as marcas precisam se reinventar, inovar e destacar.
O uso das embalagens flexíveis é incontestável, principalmente no que diz respeito à proteção e conservação dos alimentos.
Por isso, soluções sustentáveis como o BOPP - Polipropileno Biorientado - têm ganhado popularidade entre as embalagens flexíveis.
E temos ainda o b-flex, uma resposta sustentável e tecnológica da Polo Films às necessidades do mercado, do empresariado e do meio ambiente: filmes de plástico biodegradável, cuja decomposição ocorre em ambiente anaeróbico, gerando metano, água e biomassa.
Outra possibilidade das embalagens flexíveis que chama a atenção é customização.
Embalagens diferenciadas são aquelas que agregam em termos de qualidade mas que também permitem o uso da criatividade para desenvolvimento de ecodeseigns que vão atrair ainda mais a atenção do consumidor atento e exigente de hoje em dia.
Com as linhas OneFlex e b-flex você tem tudo isso junto: qualidade, facilidade de customização e sustentabilidade. Sem contar o diferencial da Polo Films: mais de quatro décadas no mercado, o que só é possível com muita responsabilidade e seriedade.
E nossos produtos são reflexo disto! Conheça mais sobre nós e nossos produtos em polofilms.com.br