Mercado 18 de Dezembro de 2020

Polo Films e a indústria de chocolate

Pode ser branco, ao leite, meio amargo, diet, não importa: chocolate é aquela opção de presente de Natal que, além de gostoso, cabe no bolso de muita gente. E para amenizar os efeitos negativos da pandemia na Páscoa deste ano, a indústria de chocolate vem reforçando as vendas, principalmente no e-commerce. No terceiro trimestre de 2020, a produção nacional de chocolates cresceu 1,97% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento realizado pela KPMG e coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Amendoim e Balas (Abicab).

Vale lembrar que o Brasil é o quinto maior país no mundo em volume de vendas de chocolate no varejo. Só em 2019 o faturamento do setor foi de R$ 14 bilhões, de acordo com o Euromonitor. E como a expectativa é aumentar as vendas neste fim de ano, a embalagem se torna um requisito fundamental para atrair os clientes e para que esse produto tão querido chegue até a mesa de milhões de brasileiros.

Além de serem atrativas para chamar a atenção dos consumidores, as embalagens flexíveis devem garantir proteção máxima ao produto embalado. Para alcançar este objetivo, os filmes BOPP são essenciais. A Polo Films conta com diversos produtos para atender essa demanda da indústria de chocolate. Os filmes da nossa família Cold Seal, por exemplo, possuem excelentes propriedades ópticas, como transparência e brilho, e são uma excelente barreira contra a umidade e o oxigênio, conservando o sabor, o aroma e a qualidade do chocolate. 

A Polo Films desenvolve diversos produtos para atender esta demanda do mercado de chocolates. Neste setor geralmente encontramos dois tipos de selagem (à quente e cold seal). Para as estruturas com selagem à quente oferecemos os filmes metalizados (TMSHTS), que podem ou não ser laminados com nossa linha de filmes transparentes (TSYHTS). Para as estruturas com selagem a frio (cold seal) indicamos a linha de filmes branco TBPCSL, filmes bitratados brancos de baixa densidade (29EP431/23) e o filme metalizado (20EP410/13M). Temos também o 19TPYRL02, filme com propriedades release para estruturas com selagem cold seal.

Nosso Diretor Comercial, Luciano Izar Ost, falou um pouco mais sobre os produtos desenvolvidos pela Polo Films para atender a indústria de chocolate e os benefícios que os clientes têm ao adquirir nossos filmes. Confira!

1)  Quais as principais características desses produtos e como cada um deles são importantes para a indústria de chocolates?
Nossos filmes para estruturas com selagem à quente apresentam excelente selabilidade e excelente adesão de tintas. Para as estruturas com selagem a frio (cold seal) os filmes recebem tratamento superficial em ambas as faces e foram desenhados para que a resina de cold seal apresente uma perfeita aderência e selabilidade. Neste caso, temos o filme 29EP431/23 (filme branco 29g/m2 baixa densidade e tratamento superficial em ambas as faces) e o filme 20EP410/13M (filme metalizado 20 micra e tratamento superficial em ambas as faces). Em nosso portfólio temos também o 19TPYRL02, um filme transparente de 19 micra com propriedade release na face não tratada evitando blocagem das bobinas laminadas com selagem à frio.

2) E quais são os benefícios que os clientes da indústria de chocolates têm ao adquirir produtos Polo Films?
Os produtos da Polo Films apresentam as características desejadas para atender as necessidades de nossos clientes e dos processos dos brand owners. São filmes desenhados especialmente para atender às exigências de cada fase do processo fabril, oferecendo proteção e excelente custo-benefício. Além disso, com os filmes BOPP conseguimos embalagens com estruturas monomaterial, ou seja, fortemente alinhadas com os objetivos de sustentabilidade, facilitando imensamente o processo de reciclabilidade. Outro ponto forte da Polo Films, além da qualidade, é o apoio e conhecimento técnico oferecido pela nossa equipe aos nossos clientes, característica que nos diferencia no mercado de embalagens flexíveis.

3) A pandemia impactou a oferta de filmes BOPP para essa indústria? Se sim, como?
É fato que o período da pandemia por conta do COVID-19 trouxe transtornos para a indústria de transformação de diversos setores. Todavia, a Polo Films não mediu esforços durante este período e implementou um plano de contingência robusto para garantir o abastecimento dos seus clientes. No período da pandemia, o ramo de alimentos, principal destino de nossos produtos no qual o chocolate está inserido, houve uma demanda acima dos demais setores da economia. Apesar do aumento do tempo de entrega e redução dos estoques da cadeia de suprimentos em geral, nossa companhia conseguiu atender os volumes acordados com nossos distribuidores, clientes convertedores e brand owners, e mais: seguimos com uma agenda acelerada de desenvolvimento e lançamento de produtos.

4) O setor de chocolate está otimista e espera mitigar o prejuízo do início do ano agora no Natal. A expectativa da Polo Films também é positiva? Por quê? 
Sim, nossa expectativa é positiva. Apesar da queda do consumo de chocolates observada no segundo quadrimestre de 2020 aqui no Brasil, devido às restrições do comércio durante o início da pandemia, observamos uma recuperação dos volumes de vendas pela adequação dos canais de distribuição dos brand owners. Do nosso lado, mantivemos o cronograma de lançamento de novos filmes e adequamos a nossa produção para responder rapidamente durante o período de recomposição dos estoques da cadeia de abastecimento. Estamos orgulhosos que não tivemos rupturas de produção e entregas durante a pandemia e atingimos recorde de nosso indicador de On Time In Full em novembro.

5) E o que os clientes deste segmento podem esperar da Polo Films para 2021?
Teremos muitas novidades em 2021. Por meio do relacionamento próximo com os nossos clientes convertedores e brand owners, escutamos a necessidade contínua de lançar novos produtos aos consumidores e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade das linhas de empacotamento. Desta forma, nosso time de Desenvolvimento de Mercado e P&D desenhou pelo menos dois novos filmes de BOPP. O primeiro é um filme transparente que entrega alta rigidez e deslizamento durante a etapa de empacotamento e agrupamento de biscoitos, chocolates e barras de cereais. O segundo, um filme metalizado low seal para aplicação em máquinas de alta velocidade para a indústria de chocolates. No segundo ano, não será diferente: seguiremos trabalhando em vários projetos para continuar atendendo nossos clientes com toda a qualidade e excelência.