Embalagem ‘Instagramável’: Será Que A Sua Posa Bem Nas Redes Sociais?
Já tratamos aqui no Blog da Polo da importância de a embalagem se destacar no ambiente de venda do varejo físico. Lá seu produto está lado a lado com diversos concorrentes, e se uma pessoa nunca ouviu falar dele ou o comprou antes, um pacote atraente e distinto é capaz de fisgar esse consumidor indeciso. Mas e no ambiente virtual? Já se perguntou se sua embalagem faz bonito na internet? Será que a apresentação de seu produto é “instagramável”?
Este neologismo diz respeito a um local ou item visualmente atrativo, que desperte o interesse do cliente em tirar selfies e compartilhar nas suas mídias digitais, muitas vezes marcando a empresa e, consequentemente, chamando outros usuários para visitar o perfil da marca. Mas quais as motivações, intenções e implicações mercadológicas desse compartilhamento de imagens de produtos? É o que vamos explorar nos parágrafos a seguir.
Em Primeiro Lugar, Cuide de Sua Vitrine
Antes de mais nada, ter seus produtos acondicionados em embalagens atraentes é fundamental para ajudar a vendê-los em suas próprias redes sociais. O consumo digital por meio da visualização de imagens de mercadorias na internet é semelhante à compra de vitrines, estimulando a consciência e o desejo por meio de representações inovadoras, variadas, personalizadas e com significado simbólico.
A função principal do pacote que carrega seu produto é protegê-lo, e esta incumbência as embalagens plásticas flexíveis cumprem com competência indiscutível. Mas isso você que usa os filmes plásticos da Polo Films já sabe. No entanto, a visibilidade das embalagens fornece funções adicionais na medida em que pode ser considerada uma forma de publicidade. Contexto em que design, textura, cores e tipografia passam a exercer o papel de transformá-las em peça de propaganda ativa, capaz de induzir o cliente à ação da compra, e por que não de compartilhamento desta compra.
Empresários precisam ter em mente que a distinção entre mundos on-line e off-line vem se dissolvendo, por isso os aspectos visuais de uma embalagem funcional são aqueles que conseguem torná-la atrativas não apenas em um ambiente de varejo físico, mas também no feed de uma rede social. Estamos falando de um mundo virtual que na maioria das vezes é acessado de um smarthphone de tela pequena, um local em que a disputa pela atenção das pessoas é alta, a dispersão é grande e o engajamento cada vez mais difícil.
Consumidor, Marca e Identidade
Redes sociais, com destaque para o Instagram, deram início a um fenômeno de consumo totalmente novo, que é o de pessoas fotografando e exibindo os produtos que adquirem para seus amigos e seguidores. Compreender as motivações, intenções e implicações mercadológicas desse compartilhamento de imagens é importante para as empresas, principalmente porque ele vai muito além do artigo comprado em si, mas passa pela moldura deste item e sua capacidade de identificá-lo e chamar atenção: sim, estamos falando da todo-poderosa embalagem.
Ela tem forte capacidade de estimular a memória e a lembrança emotiva de eventos baseados e não baseados em consumo. Suas fotos podem ser usadas como lembrete de experiências, e para compartilhar histórias dessas experiências. Estamos falando da embalagem como transmissora de uma narrativa de aquisição, não apenas uma apresentação de bens pessoais. Ela também pode ser considerada um símbolo de status, atuando como ferramenta de comunicação bidirecional: ao projetar significados da marca, promove a identidade de quem a consome.
Os usuários de redes sociais evidentemente publicam fotos de embalagens para sinalizar uma diferenciação positiva por meio de seus hábitos de consumo. Estas fotos dizem às pessoas não só o que elas compraram, mas dão uma indicação do preço que pagaram, da qualidade do produto e de seus gostos pessoais, reforçando sua identidade ao associá-la à identidade da marca em questão. Este status da embalagem é particularmente relevante quando o produto adquirido não é facilmente identificável sem ela, ou pode ser confundido com outro de menor qualidade.
A representação fotográfica de uma embalagem nas redes sociais simboliza a experiência vivida entre o consumidor e a marca, e entre consumidor e seus pares. Fotos de embalagens em mídias sociais podem ser interpretadas como reproduções visuais dos benefícios psicológicos e sociais da marca para este consumidor, indicando também uma compreensão específica do comportamento desta pessoa e seus hábitos. A embalagem pode facilitar a transmissão de personalidade e valores mais profundos, com os indivíduos usando seu consumo para projetar múltiplas facetas de si mesmo.
Será Que Não Mereço Um Clique?
O cenário digital revolucionou a maneira como os indivíduos aprendem, consomem, apresentam e interagem com o mundo ao seu redor, disso ninguém duvida. Antigamente, pessoas demonstravam a propriedade de um bem removendo a embalagem, a etiqueta, usando e personalizando o que havia comprado. Mas na era das mídias sociais, esses rituais de posse estão mudando, incluindo a necessidade da visibilidade que salta à vista e coloca a marca em primeiro plano como forma de reforço da identidade pessoal.
Às embalagens hoje não basta apenas proteger os produtos e diferenciá-los dos concorrentes. Transmitidas nas plataformas de compartilhamento em fotos e vídeos, elas precisam também reunir elementos que ajudem a criar experiências memoráveis para os consumidores. A sensação de propriedade plena passa por fotografar o produto adquirido e associar uma passagem de sua história pessoal a ele. Quando alguém compartilha nas mídias sociais, diz muito claramente: ‘Olhe para isso. Eu possuo. Isso é meu. Deixe-me mostrar a você”.
A compreensão das motivações e intenções que impulsionam o compartilhamento de tais fotografias pode auxiliar as organizações a saber a melhor forma de responder aos desejos das pessoas. Na era digital em que vivemos, consumidores moldam e impulsionam o mercado, e as atividades promocionais de uma marca devem se adaptar para reconhecer tendências de comunicação atuais e potencialmente inesperadas.
A boa imagem de produtos nas redes sociais e sua imortalização por meio da representação e compartilhamento fotográfico permitem que estes itens - mesmo os destinados ao uso de curto prazo - permaneçam como parte da construção da identidade do consumidor, criando uma narrativa muito além de sua vida útil. Relação que começa na embalagem, que há muito deixou de ser apenas o pacote que carrega o produto para se tornar um veículo de comunicação poderoso, que se bem produzido e pensado pode até sugestionar o consumidor: “Será que não mereço um clique?”