Investimentos 20 de Novembro de 2020

Fábio Garcia, Diretor de Controladoria, fala sobre novos investimentos em TI

Evoluir é uma premissa da Polo Films e, para seguir avançando nesse caminho, nossa companhia vem realizando uma série inovações. São mudanças e melhorias em processos, investimentos em maquinário, capacitação de pessoas, e claro, inovação constante em nossos produtos. E para trazer um panorama desse novo momento, nas próximas semanas faremos uma série de entrevistas com alguns líderes da Polo Films. No texto de hoje, Fábio Garcia, Diretor de Controladoria que lidera as áreas de Finanças e de Tecnologia da Informação, fala um pouco sobre o dia a dia das equipes e os recentes investimentos em TI. Confira!

1) Como é o dia a dia da equipe de Finanças e Tecnologia da Informação da Polo Films?
Aqui na Polo Films ambas as áreas têm papel fundamental no dia a dia da empresa. Diariamente, o setor Financeiro controla o nível de recebimentos e pagamentos, planejando o caixa, bem como a destinação dos recursos financeiros e estabelecendo contatos com clientes, fornecedores e instituições financeiras. O trabalho realizado pelo time é fundamental para ajudar a manter o bom andamento das contas da empresa. A área de TI também é essencial para o dia a dia do negócio. A Polo Films trabalha 24 horas e 365 dias por ano, e a equipe deve obrigatoriamente estar disponível para acompanhar a estabilidade dos sistemas para suportar todas as operações. O comprometimento e disponibilidade dos colaboradores destas áreas estão totalmente alinhados com os objetivos traçados pela empresa.


2) Nos últimos anos a Polo vem passando por diversas transformações, inclusive na parte de tecnologia. Quais têm sido os principais investimentos nessa área? 
Com a chegada dos novos acionistas, foram retomados os investimentos em todas as áreas da Polo Films. Passamos desde a renovação de seus ativos, melhorando a qualidade dos produtos, a reestruturação na área Comercial, o desenvolvimento constante dos nossos colaboradores e, claro, a destinação de recursos para a área de TI. Na parte de tecnologia, a empresa vem investindo no fortalecimento da parceria com seus principais fornecedores das áreas de infra-estrutura e sistemas, sempre buscando garantir a operação robusta que a empresa requer. Também foram feitos investimentos para contingência de nossa infra-estrutura, expansão da utilização de nosso ERP e na aquisição de novos sistemas como o CRM, Interact, MES, entre outros. A curto e médio prazo teremos novidades que ajudarão no dia a dia da Polo Films, seja no melhor atendimento a nossos colaboradores, na realização de tarefas e também no atendimento a clientes.


3) Na sua opinião, por que é importante a empresa estar atualizada com as novidades tecnológicas?
Se uma empresa não se atualizar tecnologicamente, não terá condições de crescer e se desenvolver, independente do seu setor de atuação. E isso passa por uma equipe de Tecnologia da Informação forte e atuante na busca de soluções que simplifique processos, maximize resultados e possibilite a automatização de atividades para melhorar a performance da empresa como um todo. O mercado necessita de respostas rápidas e as empresas devem estar atentas e inseridas em processos de inovação tecnológica.


4) A pandemia do novo coronavírus surpreendeu muitas empresas, que precisaram investir mais em TI, como em segurança da informação, por exemplo. Nesse sentido, qual foi a prioridade da Polo neste período?
Com a chegada inesperada da COVID-19, a Polo Films agiu rapidamente. Destaco o papel da TI, que conseguiu, em um curto espaço de tempo, organizar e proporcionar os equipamentos necessários para que os nossos colaboradores pudessem desenvolver suas atividades em home office. Foram locados notebooks, adquirimos licenças para acesso online aos sistemas da empresa e a disponibilidade de ferramentas para vídeos conferências. Todas essas ações contribuíram para a continuidade das operações da nossa companhia, priorizando a saúde de nossos colaboradores.


5) Como esses investimentos recentes em TI têm impactado nos produtos da Polo Films?
Os investimentos em TI, principalmente em nosso ERP, têm gerado uma melhor eficiência dos nossos processos. Com sistemas e programas mais avançados, as diversas áreas da empresa passaram a ter maior tempo disponível para os projetos de melhoria contínua, o que impacta diretamente nos produtos da empresa.