SEARCH

Categories

Institucional Dec. 17, 2021

Inovar Respeitando Pessoas e Meio Ambiente São Objetivos da Polo Films para 2022, Revela Gerente de Marketing

Um ano de amadurecimento frente às demandas do mercado. É assim que Camila Dantas, Gerente de Marketing e Inteligência de Mercado da Polo Films, resume o 2021 da empresa. Na entrevista que segue, a executiva destaca o bom momento da companhia, os investimentos realizados em novos produtos e sustentabilidade, as mudanças nos hábitos dos consumidores trazidas pela pandemia e revela suas projeções e expectativas para o ano que se inicia.

Quais foram os principais desafios e conquistas da Polo Films no ano de 2021? 

Nos desafiamos a conviver com a realidade de um mundo pandêmico quando a pandemia já não era mais uma novidade. E, como nos adaptamos a esse cenário em 2020, podemos dizer que em 2021 já estávamos mais maduros para seguir atendendo nossos clientes em ritmo igual ou superior ao pré-pandemia. Tanto que, neste ano, superamos nossa meta de de faturamento – um feito que projetávamos somente para 2025. 

Este ano também foi de amadurecimento para a Polo Films frente às demandas do mercado. Tivemos o lançamento de duas novas linhas de produtos, o b-flex, com biodegradação acelerada, e o FlexProtec, com ação antiviral e antibacteriana. Cada um focado em oferecer uma proposição de valor única, ambos muito conectados com as tendências de consumo e os anseios do consumidor. 

A Polo Films também seguiu trabalhando com atenção total no tema da sustentabilidade. Além de desenvolver novos produtos, estamos construindo o nosso inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), nos aproximamos de comunidades na região do nosso polo fabril com ações solidárias, e estamos trabalhando para oferecer aos nossos clientes e brandowners soluções mais eficazes para o problema do plástico, investindo em iniciativas que fomentem a economia circular e a educação para o descarte correto e o reuso. 

A Polo Films atende com seus produtos a setores diversos da economia. Quais as principais demandas - imediatas e de longo prazo - desses clientes? 

Sem dúvida, os temas de ESG seguem norteando as decisões de todas as grandes companhias. Essa é uma demanda urgente, que não representa somente o desejo dos nossos clientes, mas um anseio geral dos consumidores, clientes dos nossos clientes. Empresas como a Polo Films, que estão no início da cadeia do plástico, não podem mais fechar os olhos para esse assunto.  Entendo que, em 2021, essa percepção já esteve bastante amadurecida na Polo Films, tanto que apresentamos ao mercado novos produtos com essa pegada mais sustentável – e ainda estamos trabalhando em novos desenvolvimentos e projetos nesta área. Existe em nós um senso de propriedade sobre os impactos que as embalagens geram no planeta e nós estamos agindo para reverter isso. 

A economia dá sinais de recuperação, mas com a pandemia ainda não totalmente controlada, o futuro se apresenta incerto. Qual a preocupação neste momento? 

Uma vez que a pandemia não acabou, ainda há um certo grau de incerteza quanto à retomada econômica global para 2022. E por causa deste cenário incerto, nossa atenção segue focada nos movimentos de mercado e buscando uma visão cada vez mais além do nosso negócio. Hoje em dia estamos ainda mais próximos de nossos fornecedores, de nossos clientes e dos clientes de nossos clientes, buscando informações e nutrindo nossas equipes com o trabalho da Inteligência de Mercado, estudando cenários e tendências, acompanhando de perto toda a movimentação que poderá ter impacto no nosso negócio e nos negócios dos nossos clientes e fornecedores. Esse é um trabalho constante e extremamente necessário em ambientes em que previsões de longo prazo sofrem reveses externos que são impossíveis de prever. 

Diversas pesquisas recentes indicam mudanças no perfil do consumidor em virtude da crise sanitária. Como a Polo Films está se preparando para lidar com estas novas necessidades do público? 

A Polo Films é uma empresa que não para nunca: de inovar, de aprender e de escrever a cada dia mais um capítulo em sua história de quase 43 anos. E ao longo destas décadas as necessidades e a forma de consumir mudaram completamente, altamente aceleradas na pandemia, onde muitos consumidores passaram a preparar seus alimentos em casa e para isso buscavam por embalagens e produtos seguros. Neste período, houve uma ressignificação na forma de consumir aliada a alta da inflação. Muitas famílias deixaram de comprar algo em detrimento de gastos essenciais com alimentação e itens de higiene. Na pandemia, também tivemos a consolidação do e-commerce para todo o tipo de compra. A forma entre outras de consumir nunca mais será a mesma. E nós na Polo Films, pudemos contribuir com alguns lançamentos importantes neste ano, como a linha FlexProtec, focada na segurança e proteção dos alimentos e temos investido muito em inteligência de mercado para anteciparmos tendências e entender cada vez mais os hábitos de consumo no Brasil e nos demais países que atuamos ao redor do globo.

Sustentabilidade é o tema da vez no Brasil e no mundo. As demandas em relação à produção e ao consumo sustentáveis estão crescendo e não há como fugir desta realidade. Como a empresa tem se preparado para se adequar a este cenário? 

A sustentabilidade é um dos valores da Polo e nosso trabalho está em linha com a nova Economia do Plástico e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Diversas iniciativas nessa área já foram iniciadas pela Polo Films e começam a mostrar frutos: conquistamos o selo Bronze EcoVadis, classificação de sustentabilidade empresarial mais confiável mundialmente, e neste ano iniciamos o nosso primeiro inventário de emissões de GEE. Também entramos com o pedido para sermos signatários da Fundação Ellen MacArthur e estamos concentrados em ações de economia circular e reciclagem que, em breve, divulgaremos aos nossos clientes e parceiros. 

Transparência hoje é uma obrigação para as empresas. A procura por marcas éticas, inclusivas e sustentáveis continuará demandando mais e mais franqueza. Como a Polo Films vem trabalhando esta comunicação com seu público? 

Ética é um dos valores da Polo, e é inegociável. Atuamos desta forma com os nossos colaboradores, acionistas, fornecedores e clientes. Nossa comunicação é quase que diária com o mercado tratando destes temas. E o posicionamento ESG na Polo ganhará ainda mais espaço em 2022, reforçando nossas ações de governança, sustentabilidade e com a criação do comitê de diversidade que será liderado pela área de Marketing. Também seguiremos com diversas ações sociais e educativas ampliando o alcance para outras escolas municipais no Rio Grande do Sul e em outros estados, onde o conteúdo e material educativo será direcionado a ações sustentáveis como a reciclagem e a economia circular, totalmente desenvolvidos pela própria Polo.

Quais suas expectativas para 2022 e como a Polo Films está se preparando para enfrentar um ano ainda de incertezas, mas certamente de muitas mudanças no horizonte?

Vamos investir forte em estruturar e fortalecer nossa área de Inteligência de Mercado e no nosso posicionamento e ações ESG. Esse é um trabalho conectado com nosso propósito e com o qual a Polo Films assumirá papel de protagonista do segmento. Mais do que isso: queremos ser vetores da mudança que queremos ver em nosso mercado. Evidentemente, para isso acontecer, não agiremos de forma isolada. Nossos clientes, parceiros e fornecedores estarão nessa construção conosco, assumindo sua posição nessa jornada. 

Também estamos entrando na etapa final da nossa certificação FSSC 22000, uma norma que certifica a Polo Films como fornecedora para a indústria alimentícia dentro dos rigorosos padrões de segurança de alimentos.  Além disso, também está previsto para o próximo ano um grande investimento na renovação de nosso parque industrial em Montenegro/RS, além de melhorias em transformação digital e em pesquisa & desenvolvimento. E sempre seguiremos focando em nossos colaboradores, pois são eles os responsáveis por tantas conquistas e pelo crescimento constante da Polo. São os protagonistas desta história, através de programas de liderança, trilhas de carreira entre outros.

Essas são iniciativas necessárias para fomentar e acelerar nossa capacidade de inovar e atender a esse mundo tão ágil com responsabilidade e segurança, sempre respeitando as pessoas e o meio ambiente.