Pandemia Deixa Marcas, Muda Comportamentos e Transforma Hábitos: Seu Produto Está Preparado para o “Novo Normal”?
Depois que nos curamos de um ferimento ou grande trauma ficam as cicatrizes. Mesmo a salvos, elas perduram, nos fazem lembrar dos momentos difíceis que passamos e, na maioria das vezes, mudam nossas vidas para sempre. Vai ser assim com a pandemia. Não, na verdade, já é. A crise sanitária provocou mudanças nos hábitos de consumo e elas vieram para ficar, como uma marca indelével. E o empresário que ignorar esta nova realidade corre sério risco de ficar encarando os vestígios deste erro num futuro próximo.
Momentos marcantes deixam estigmas. O consumidor, aquele que faz você ganhar dinheiro, mudou seus hábitos e passou a prestar mais atenção a detalhes como condições de higiene, armazenamento e praticidade. A pandemia despertou também condutas alimentares mais saudáveis na população. Pesquisa global encomendada pela Herbalife Nutrition e realizada pela OnePoll, em outubro de 2020, denominada Hábitos Alimentares na Pandemia, constatou que 47% dos brasileiros começaram a tomar consciência da necessidade de adotar novas práticas alimentares.
A sensação de cuidar de si tem se tornado um imperativo para o consumidor e virou tendência irrefutável. Produtos que de alguma forma proporcionem às pessoas a sensação de autocuidado estarão em destaque nos próximos anos, ocupando cada vez mais espaço nas prateleiras. Por outro lado, este consumidor do “novo normal” também está atento às questões socioambientais. Ele tende a considerar marcas que investem em sustentabilidade, deixando claro que as demandas em relação à produção e ao consumo sustentáveis estão crescendo, ele se importa com isso e não deseja ser ignorado.
Embalagem: Atraindo e Convencendo o Consumidor
Passar por momentos de angústia e tensão prolongados também nos leva à busca automática por formas de alívio. Isso significa dizer que as pessoas se voltarão para produtos e experiências edificantes e agradáveis que ofereçam algum tipo de desafogo para o cansaço gerado pela incerteza contínua. Recorrer a itens que despertem alegria e satisfação, de comida a produtos de higiene e cuidados pessoais, será uma tendência que necessariamente passa pela embalagem, a responsável por convencer este consumidor de que está diante de algo que de fato oferece as sensações que está buscando.
Esta nova realidade de mercado obriga as empresas a enxergar tudo sob uma nova perspectiva, adicionando à equação variáveis que antes não eram levadas em conta. Neste contexto, escolher a melhor forma de acondicionar um produto vira decisão estratégica para as empresas, que nas embalagens plásticas flexíveis encontram todas as respostas para demandas como qualidade, sustentabilidade, economia e possibilidades de explorar aspectos estéticos como forma de cativar a atenção dos clientes.
Proporcionando Experiências
A credibilidade de uma marca, o conhecimento dos ingredientes que compõem seu produto e seus benefícios já são decisivos na decisão de compra. Serão ainda mais. O consumidor passou a prestar mais atenção ao processo de produção de um produto, sua origem, condições de segurança e armazenamento. Muitos deles ainda têm dificuldade em saber se as escolhas alimentares que fazem são ambientalmente sustentáveis. Aumentar a transparência para atender às crescentes demandas éticas e ambientais destes consumidores é essencial. Dada sua versatilidade e desenvolvimento de novas tecnologias, as embalagens plásticas flexíveis permitem proporcionar uma melhor experiência para estes clientes, algo fundamental na medida em que os valores e propósitos de uma marca estão se tornando tão importantes quanto o valor de um produto.
Este horizonte de mudanças que se descortina à nossa frente afeta todos os mercados, e o setor de embalagens tem de estar preparado para suprir as necessidades de quem produz e de quem consome. Uma empresa, por exemplo, passa a embalar seu produto com uma embalagem plástica biodegradável - como as da linha b-flex, da Polo Films - está contando uma história a seu público, revelando sua preocupação com a preservação ambiental. Se o filme plástico utilizado é o FlexProtec, linha antimicrobiana da Polo, a mensagem é clara: atenção à segurança e saúde de seus clientes. Simples assim.
O papel da embalagem neste “novo normal” passa a ser diretamente proporcional à credibilidade de uma marca. A Polo Films está ainda mais ciente de seu papel neste cenário que vai determinar o futuro do alimento e da embalagem. Por isso, acompanha todas as tendências do mercado, mudanças de hábitos de consumo e investe na mais avançada tecnologia para atender seus clientes. Se vamos deixar uma marca, esta vai fazer você lembrar que estávamos fazendo nossa parte quando você precisou fazer a sua. Porque gente é tudo para a gente.